• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Bebê morre no HU de São Carlos com doença respiratória; espera por transferência levou mais de 6h


Equipe de UPA pediu transferência via Cross às 9h53 e vaga foi aceita e disponibilizada às 16h45, segundo a prefeitura. Estado ainda não se manifestou sobre o tempo de espera. Hospital Universitário de São Carlos
Reginaldo dos Santos/EPTV
Um bebê de 1 ano e 11 meses morreu por doença respiratória na terça-feira (30), no Hospital Universitário (HU/UFSCar), em São Carlos (SP). A criança esperou mais de 6 horas para ser transferida da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Cidade Aracy para o HU, segundo a prefeitura.
A lotação de hospitais do município tem deixado pacientes nas UPAs à espera de transferência, principalmente por conta de doenças respiratórias mais comuns nesta época do ano. Na quarta-feira (1º), a fila de espera por uma vaga de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) era de 11 pessoas.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A EPTV, afiliada da TV Globo, entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
Morte de bebê
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, o bebê passou por atendimento médico na UPA na segunda (29) por volta de 7h30. “Depois da avaliação médica e classificação de risco foi medicada e aguardou remoção para uma unidade hospitalar”, informou.
A equipe médica da UPA inseriu, às 9h53, o pedido de remoção do paciente na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), sistema de responsabilidade do governo do estado de São Paulo que regula a quantidade de vagas e de leitos.
A UPA não tem estrutura adequada para atendimento de casos mais graves.
Leito de UTI do HU/UFSCar em São Carlos
Divulgação/UFSCar de São Carlos
Mais notícias:
Líder religioso é preso suspeito de abuso sexual contra 4 mulheres: ‘alegava estar incorporado’, diz delegada
Acidente mata mulher e deixa filho ferido na Rodovia SP-215 em São Carlos
As vagas, segundo a prefeitura, “dependem da gravidade de cada caso e disponibilidade de leitos, independentemente do local e sequência de inserção e visto de acordo com a gravidade de seu quadro clínico, para que assim o médico regulador possa encontrar uma vaga de acordo com a necessidade”.
A vaga para o bebê foi aceita e disponibilizada pela Cross às 16h45, quando a criança deixou a UPA do Aracy e foi levada para o HU. O paciente morreu na terça (30), “após o insucesso na estabilização do quadro de problemas respiratórios”.
LEIA TAMBÉM: São Carlos tem fila de mais de 10 pessoas à espera de vaga para internação
O que diz o Hospital Universitário
Em nota, o Hospital Universitário lamentou a morte e informou que está com “elevada demanda de atendimentos e, em decorrência disso, não tem conseguido receber novos pacientes em determinados momentos do dia, já que está com 100% dos seus leitos de enfermaria e salas de observação ocupados”.
O hospital disse ainda que que recebeu o pedido de transferência na segunda, às 10h, e houve a autorização às 16h, quando foi atendido na urgência e transferido para a UTI pediátrica. “Devido à gravidade da doença, o paciente veio a óbito no HU”, disse no comunicado.
“O HU-UFSCar se solidariza com a família neste momento de luto e reforça que não tem medido esforços para ajudar neste momento de alta demanda”.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1