• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Procura por vacina da gripe é baixa no Vale do Paraíba e região, e preocupa autoridades


A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo, mas a vacinação não passa de 25% na região. Campanha foi ampliada para todas as pessoas com mais de seis meses. Procura por vacina da gripe é pequena na região
Após vacinação contra a gripe ter sido ampliada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, as autoridades têm intensificado a campanha para imunização nas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Isso por conta da baixa procura pelas vacinas na região. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta da campanha contra a influenza neste ano é vacinar 80% da população.
Apesar disso, as cidades da região de São José dos Campos vacinaram apenas 13,3% do público-alvo. Na região de Taubaté, a cobertura é um pouco melhor: 25,6%. Nas cidades do Litoral Norte, 22,9% da população está vacinada.
Os números, portanto, ainda estão distantes da meta. De acordo com a coordenadora do programa de imunização de São José dos Campos, Cristina Alvarenga, a vacinação diminui a possibilidade da gripe avançar para casos de gravidade.
“Quando eu tenho baixa cobertura, eu permito que o vírus entre. Com o vírus entrando, eu permito que a doença aconteça. A importância dessa vacina é evitar efeitos graves da influenza. Quem se vacinou não vai ter óbito e um caso grave”, explica Cristina.
Aplicação da vacina contra a gripe
Ricardo Custódio/EPTV
Ampliação do público-alvo
São José dos Campos, Taubaté e Jacareí ampliaram, nesta quinta-feira (2), a vacinação contra a gripe para todas as pessoas com mais de seis meses de idade.
A medida ocorre após anúncio do Ministério da Saúde, que decidiu ampliar a campanha em todo o país na quarta-feira (1°), por conta do aumento no número de casos de influenza no Brasil.
Até então, a vacinação tinha como público-alvo apenas grupos prioritários, como crianças de seis meses a seis anos de idade, profissionais de saúde, grávidas, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, entre outros.
Em São José dos Campos, todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar a população. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura.
Na cidade de Taubaté, 33 unidades de saúde têm aplicado vacina contra a gripe, como as UBSs dos bairros Chácaras Reunidas, Gurilândia e Mourisco – confira aqui a lista completa e os horários de atendimento de cada unidade.
Já em Jacareí, as pessoas poderão se vacinar nas UBSs 10 horas de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 17h. Nas unidades 12 horas, a vacinação será aplicada aos sábados, das 8h às 17h – confira aqui a lista de unidades.
Vacinação contra a gripe em Jacareí
Alex Brito/Divulgação Prefeitura de Jacareí
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, carteira de vacinação, CPF e comprovante de residência.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade provocadas pela doença no país.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Sintomas da gripe
Febre;
Dor de garganta;
Tosse;
Dor no corpo;
Dor de cabeça.
Medidas de prevenção
Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento
Utilizar lenço descartável para higiene nasal
Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
Manter os ambientes bem ventilados
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados)
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1