• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Santa Catarina recebe simpósio sobre agricultura de baixa emissão de carbono

Nesta sexta-feira (3), o auditório da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) recebeu o Simpósio Sul-Brasileiro ABC+ Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

Simpósio Sul Brasileiro ABC+ mobiliza o setor para agricultura de baixa emissão de carbono – Foto: Andréia Oliveira/Divulgação/SAR

Qual o propósito do evento?

O evento teve como objetivo abordar a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), um conjunto de práticas agropecuárias e florestais destinadas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes do setor agrícola.

Entre os temas em destaque estiveram os Sistemas Integrados, como a Integração Lavoura Pecuária Florestal, os Sistemas de Plantio Direto de Hortaliças e o Sistema Plantio Direto Grãos, além da recuperação de pastagens, o Biogás e Biometano.

Segundo o coordenador de Gestão Estadual do Plano ABC+ SC, Humberto Bicca Neto, o Simpósio ampliou os debates para as questões voltadas à Agricultura de Baixo Carbono.

“Apresentamos práticas sustentáveis, tecnologias que já vem sendo utilizadas nos estados e que impulsionam o sequestro de carbono. Até 2030, o sul do país pretende reduzir cerca de 270 milhões de toneladas de carbono equivalente da atmosfera”, cravou Bicca Neto.

Secretários debatem agricultura de baixo carbono

O evento, que teve início às 9h, contou com a presença de três secretários de Estado do Sul do país, para uma discussão sobre ações regionais para mitigação, adaptação e enfrentamento das mudanças climáticas.

Organizado pelos Grupos Gestores Estaduais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com apoios institucionais, o simpósio recebeu nomes importantes da política e da agricultura.

Estavam presentes os secretários de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Valdir Colatto; da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes; e da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.

Segundo Colatto, Santa Catarina tem como objetivo tornar a agricultura mais sustentável, competitiva e adaptada às mudanças climáticas, consolidando o estado como referência em agropecuária de baixo carbono.

“Um exemplo deste trabalho são os investimentos em manejo e recuperação de pastagens, implantação de pastagens perenes, a conservação do solo e da água, o manejo dos resíduos da produção animal, as florestas plantadas e os sistemas integrados”, afirma o secretário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1