• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

CNU adiado, e agora? Ainda dá tempo de estudar? Veja o que dizem os especialistas


Professores aconselham candidatos a continuarem estudando, sem perder o foco. Nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional. As provas do “Enem dos concursos” serão aplicadas em 228 cidades do país no dia 5 de maio.
Freepik/Reprodução
O governo federal adiou a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos concursos”, que seriam aplicadas no último domingo (5) em todo o país devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Segundo o Ministério da Gestão, órgão responsável pela aplicação do concurso, uma nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional.
Com a nova determinação, como fica a situação de quem ia fazer a prova? O g1 conversou com especialistas, que deram orientações sobre como os candidatos devem agir após o adiamento das provas. Confira abaixo.
🏖️É hora de estudar ou relaxar?
Segundo o professor Erick Alves, do Direção Concurso, cada candidato reage de uma forma diferente às mudanças que não estavam previstas, mas o ideal é relaxar no primeiro momento e depois correr atrás de se planejar para estudar.
“A ideia é tentar fazer do limão uma limonada. O candidato deve enxergar esse prazo extra como mais uma oportunidade para estudar. Um exemplo é se dedicar a algum conteúdo que eventualmente não tem estudado ainda, ou revisar informações que está com dificuldade”, explica.
📚 Dá tempo de estudar matérias novas?
Bruno Bezerra, professor do Estratégia Concurso, indica que se o candidato não conseguiu estudar todo o conteúdo até às vésperas do adiamento, a hora é agora.
“Muita gente, pelo fato de o edital ser muito grande, não tinha estudado todo o conteúdo. Então, possivelmente, com esse prazo maior, eles vão conseguir estudar mais assuntos. Agora é o momento de recalcular a rota, estudar novos assuntos e manter a revisão dos conteúdos já estudados para não cair no esquecimento”.
Fernanda Feitosa, professora do GranConcurso, reforça que cada candidato tem seu ritmo de estudo, mas o que vai fazer a diferença é manter o foco no objetivo final, da realização da prova.
“Dá tempo de estudar? Depende de como o candidato vai encarar [o adiamento]. O que não pode é desmotivar”, frisa.
📝 É uma boa hora para fazer simulados?
Ivan Neto, advogado, especialista em concurso público na Brabo Concursos, defende a prática de simulados nesta etapa de preparação do concurso. Segundo ele, é um exercício indispensável.
“Sugiro [que façam] pelo menos dois simulados durante a semana, mas os candidatos que conseguirem fazer um simulado também é um número excelente, pensando que não vai demorar muito tempo para essa prova ser remarcada”, argumenta.
💡 Qual estratégia de estudo seguir a partir de agora?
Segundo Bruno Bezerra, há formas diferentes de aproveitar o adiamento do concurso. Para aqueles que estavam bem preparados para a prova do dia 5, o ideal é focar em:
pontos mais fracos, assuntos que têm índices de acertos mais baixos;
treinar questões discursivas, pois representam 20% dos pontos do edital.
Já para os que não tinham estudado todo o conteúdo, a melhor saída é:
estudar novos conteúdos;
fazer questões da Cesgranrio;
reler resumos;
elaborar mapas mentais;
assistir às vídeoaulas de revisão.
📒 Focar no CNU ou apostar em outros concursos?
Com o adiamento do CNU, existe a possibilidade de alguns candidatos perderem o foco dos estudos deste concurso para apostar em outras opções de prova. Entretanto, Ivan Neto aconselha que os inscritos continuem apostando no “Enem dos concursos”.
“Os candidatos devem focar 100% no CNU pela quantidade de vagas. É uma das melhores oportunidades de 2024. Algumas pessoas veem muitos concursos públicos sendo publicados e acabam perdendo foco, não estudando de maneira eficiente para nenhum deles”, ressalta.
😕Como lidar com a ansiedade?
Os especialistas ressaltam que adiamentos como o que ocorreu com o CNU, às vésperas da aplicação das provas, não costumam acontecer. A notícia, então, pode mexer com as emoções dos candidatos e causar mais ansiedade do que o esperado.
“O que a gente percebe é que os alunos ficam extremamente frustrados e isso se junta ao cansaço. Por isso, eles não conseguem mais manter o ritmo intenso de estudos. É importante o aluno se conscientizar de que ele não vai sustentar o mesmo ritmo de estudos a partir de agora”, explica.
Já Ivan reforça a importância de focar nos estudos em meio às possíveis frustrações.
“Concurso público não é só um jogo técnico, de acertar mais questões. É um jogo psicológico também. Esse adiamento abala, mas o importante é não entrar na pilha de pedir anulação de concurso e fazer a sua parte, focando nos estudos. O concurso foi adiado, não foi cancelado, as provas vão chegar”, tranquiliza.
Veja também:
Seis coisas que você precisa saber antes de fazer o ‘Enem dos concursos’
Entenda se empresa pode reduzir salário
Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente, alerta do INSS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1