• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cia O Sombrista percorre cidades do Sul de SC com espetáculos e oficinas gratuitas

Em um cenário onde as sombras ganham vida e as histórias se desdobram diante de olhos encantados, a Cia O Sombrista vai passar por Araranguá, Criciúma, Timbé do Sul e Turvo, no Sul de Santa Catarina, com espetáculos e oficinas gratuitas.

Primeira apresentação está marcada para o dia 15 de maio – Foto: Ana Colodel/ND

Cia O Sombrista contemplada pela Lei Paulo Gustavo

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. “Às Sombras de Anita” e “Além da Heroína, uma história de Anita Garibaldi” são espetáculos que exploram o universo da figura histórica de Anita Garibaldi, estabelecendo conexões com questões contemporâneas de gênero e inclusão.

De acordo com a atriz e diretora da Cia, Diana Manenti, a iniciativa não apenas celebra a rica tradição do teatro de sombras, mas também destaca a missão da companhia de tornar a arte acessível a todos os públicos, promovendo uma experiência cultural enriquecedora e transformadora.

“O nosso objetivo é proporcionar uma experiência inclusiva e enriquecedora para todos os espectadores, independentemente de suas habilidades”, ressalta.

Além dos espetáculos, a mostra inclui oficinas de teatro de sombras para crianças, workshops sobre audiodescrição, exibição do documentário “Além da Sombradescrição” e outras atividades complementares. “Toda a programação é cuidadosamente planejada para garantir uma experiência inclusiva, com audiodescrição ao vivo, exposições táteis e descrição dos espaços em todas as atividades”, explica Manenti.

Primeira apresentação está marcada para o dia 15 de maio – Foto: Ana Colodel/ND

Acessibilidade e arte nas apresentações

A inclusão de audiodescrição, programas em braille e outras formas de acessibilidade das apresentações não apenas atende às necessidades do público com deficiência visual, mas também envia uma mensagem poderosa sobre a importância da inclusão e da celebração da diversidade.

“Isso pode inspirar mudanças em políticas e práticas em outras áreas da sociedade, promovendo uma cultura de inclusão e igualdade”, reforça a diretora.

Programação completa

A exposição tátil de figuras da Cia acontece uma hora antes de cada atividade da Mostra:

  • Performance “Às Sombras de Anita” com audiodescrição e fornecimento de programa em Braile seguida por bate-papo

Data : 15/05

Horário: 15h30

Local: EEB Prof. Mota Pires – Araranguá

  • Performance “Às Sombras de Anita” com audiodescrição e fornecimento de programa em Braile seguida por bate-papo

Data: 29/05

Horário: 15h45 e 19h

Local: EEB João Colodel – Turvo

  • Exibição do documentário “Além da Sombradescrição” e Workshop “Audiodescrição no teatro da Cia O Sombrista”

Data: 22/05

Horário: 19h

Local: Auditório Ruy Hulse – Unesc – Criciúma

  • Oficina de teatro de sombras para crianças

Data: 04/06

Horário: 13h às 17h

Local:  EEB Timbé do Sul – Timbé do Sul

  • Espetáculo “Além da Heroína, uma história de Anita Garibaldi” com audiodescrição e fornecimento de programa em Braile

Data: 13/06

Horário: 19h30

Local: Unesc – Auditório Edson Rodrigues, Sala 105 – bloco P.

Sobre a Cia O Sombrista

A Cia O Sombrista é um grupo de teatro de Turvo que, desde 2018, une paixão pela arte e compromisso com a inclusão. O grupo abraça a missão de proporcionar experiências significativas tanto para o público quanto para os artistas, utilizando o teatro de sombras como uma ferramenta poderosa para amplificar vozes e promover diálogos sobre questões sociais importantes.

Financiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo, o projeto busca promover a acessibilidade no teatro de sombras e oferecer experiências inclusivas ao público.

A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1