• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Morre homem atingido por tenda que desabou durante pouso de helicóptero na Agrishow


Márcio Sabino Silva, de 27 anos, estava sob estrutura no momento do incidente, na última quinta-feira (2). Uma mulher sofreu ferimentos no tornozelo, mas passa bem. Tenda de distribuição de água desabou devido à força das hélices de helicóptero na Agrishow
Eduardo Pereira/EPTV
Morreu nesta segunda-feira (6) o homem de 27 anos atingido pela tenda que desabou durante o pouso de um helicóptero na Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do país, na manhã de quinta (2), em Ribeirão Preto (SP).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Márcio Sabino Silva estava sob a estrutura, que caiu devido ao impacto do vento causado pela força das pás da aeronave e o atingiu na cabeça. Ele foi socorrido e levado a um hospital particular de Ribeirão, mas não resistiu aos ferimentos.
Até vítima era de Mogi das Cruzes (SP) e foi contratada por uma empresa para prestar serviços durante o evento.
Em nota, a Agrishow lamentou o acidente e informou que as causas seguem sendo investigadas pelas autoridades.
“Com profundo pesar, a Agrishow informa que tomou conhecimento, nesta segunda-feira, 6 de maio, do falecimento do trabalhador terceirizado envolvido no acidente aéreo envolvendo um helicóptero particular na manhã de 2 de maio. As causas do acidente seguem sendo investigadas pelas autoridades responsáveis, que estão recebendo todo o apoio necessário das equipes técnica e de segurança da feira. Ainda no local, foram prestados os primeiros socorros pelas equipes do Corpo de Bombeiros que atuam no evento e pela UTI móvel da organização. Em seguida, ele foi encaminhado a um hospital da região onde todo apoio aos familiares foi prestado”.
Além de Márcio, Giovanna Zaira Vieira, de 25 anos, também foi atingida pela estrutura que cedeu. Ela sofreu uma fratura no tornozelo, mas passa bem.
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra momento em que tenda desaba durante pouso de helicóptero na Agrishow
Especialistas em aviação criticam operação de pouso e decolagem na Agrishow após incidente com helicóptero
O homem e a mulher trabalhavam em um estande de uma empresa terceirizada que faz distribuição de bebidas na feira.
Pilotos culpam outras aeronaves
Os dois pilotos que estavam no helicóptero envolvido no incidente prestaram depoimento à Polícia Civil de Ribeirão Preto (SP) ainda nesta quinta-feira. Segundo eles, não havia nenhuma proibição de sobrevoarem as barracas para o pouso.
O boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal e abuso na prática da aviação.
À polícia, os pilotos Paulo Rodrigo Dominguez e Renato Lopes disseram que a aeronave estava em baixa velocidade e foram atrapalhados por outras aeronaves, uma que passou na frente da fila de pouso e outra que passou abaixo do helicóptero que pilotavam. (veja vídeo abaixo)
Em depoimento, os dois disseram que quando o helicóptero se aproximava para pouso, a estrutura da barraca destinada ao centro de distribuição de bebidas desabou sobre as pessoas que estavam sob ela. Eles não quiseram falar com a imprensa.
Helicóptero derruba cobertura de estande da Agrishow em Ribeirão Preto e deixa feridos
Coordenador de pista diz que pilotos erraram
Organizador da área destinada ao pouso das aeronaves na Agrishow, Celso Salgado de Melo Filho também prestou depoimento e disse que os pilotos erraram ao se aproximarem para pouso passando sobre as barracas.
À polícia, ele alegou que somente aeronaves de pequeno porte estariam autorizadas a passar pelo perímetro e outras aeronaves já tinham pousado e alçado voo normalmente no local em outros dias sem danificar as barracas.
Em nota, a organização afirmou que as operações de pousos e decolagens seguiram as normas técnicas internacionais e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e antes de começar a feira, foi feita uma apresentação de regras de segurança para os pilotos de todas as aeronaves que utilizariam o espaço de pouso e decolagem durante o evento.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) fez uma perícia na pista de pouso e decolagem da Agrishow.
Tenda desabou durante pouso de helicóptero na Agrishow
Douglas Donizete Machado
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1