• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Pré-candidatos a prefeito de Campinas nas eleições de 2024: veja lista


Eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Legendas terão até 5 de agosto para deliberar sobre coligações e escolher, definitivamente, seus candidatos. Da esquerda para a direita: Dário Saadi (Republicanos), Paulo Gaspar (Novo), Pedro Tourinho (PT) e Rafa Zimbaldi (Cidadania)
Artes/g1
Os partidos políticos começaram a lançar pré-candidatos para a eleição que vai definir o prefeito de Campinas (SP) no período de 2025 a 2029. Veja a lista abaixo.
🔔 Quer receber notícias da região no WhatsApp? Participe do canal do g1 Campinas
O pleito está marcado para 6 de outubro e a relação dos pré-candidatos conta, atualmente, com quatro nomes.
O período para as convenções partidárias – reunião onde os partidos selam os nomes dos candidatos – vai de 20 de julho a 5 de agosto. Já o pedido de registro definitivo da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Por isso, o atual cenário pode sofrer alterações conforme a movimentação política na cidade até estas datas.
Dário Saadi (Republicanos)
Prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos)
Manoel de Brito
Atual prefeito de Campinas, Dário Saadi tentará a reeleição neste ano. Médico urologista, o prefeito tem 62 anos e ocupou diversos cargos públicos na cidade: foi presidente do Hospital Dr. Mário Gatti, eleito vereador por quatro mandatos e também presidente da Câmara.
Antes de ser eleito prefeito, Dário esteve à frente da Secretaria Municipal de Esportes, cargo que ocupou até junho de 2020. Ao se lançar candidato naquela eleição, foi apoiado pelo então prefeito Jonas Donizette (PSB).
A tendência é que Dário repita com Wanderley Almeida (PSB) a chapa eleita em 2020 com 222.030 votos, o que representou 57,07% dos válidos no segundo turno. Para este ano, deve receber apoio de partidos como PL, Podemos, PP, Solidaridade e PRD.
Paulo Gaspar (Novo)
Paulo Gaspar (Novo) é vereador de Campinas (SP)
Câmara Municipal de Campinas
Paulo Gaspar é arquiteto e urbanista formado pela PUC-Campinas. Foi eleito vereador em 2020 com 3.014 votos. Filiado ao Novo, foi o primeiro vereador eleito pelo partido na metrópole.
Além de arquiteto, Gaspar também é técnico em edificações pela Unicamp. O vereador foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o também vereador Zé Carlos (PSB). Ao fim das apurações, a CPI pediu a abertura de uma comissão que poderia cassar o mandato de Zé Carlos, mas o requerimento foi negado no plenário da Câmara.
Segundo o partido, a pré-candidata a vice na chapa de Gaspar será a doutoranda em Administração Pública e Sustentabilidade pela Unicamp Janaína Macedo Calvo, que é ex-conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo. Calvo também foi conselheira do Banco do Povo Paulista.
Pedro Tourinho (PT)
Pedro Tourinho, presidente do Fundacentro e ex-vereador de Campinas
Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas
Pedro Tourinho é médico sanitarista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em saúde coletiva pela Unicamp. Em 2012 foi eleito vereador e em 2016 foi reeleito com mais de sete mil votos, sendo o terceiro mais votado.
Em 2020, foi candidato a prefeito de Campinas e somou 96.905 mil votos – 6.492 a menos que Rafa Zimbaldi, que disputou o segundo turno. Como candidato a deputado federal, obteve 74.729 votos em 2022.
Atualmente é presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), do Governo Federal, cargo que deve deixar no meio do ano para oficializar a campanha a prefeito. Tourinho deve reunir apoio de partidos como PSOL, PCdoB e Rede.
Rafa Zimbaldi (Cidadania)
Rafa Zimbaldi foi reeleito deputado estadual neste domingo (2)
Reprodução/EPTV
Zimbaldi tem 43 anos, é técnico de eletricidade, eletrônica e telecomunicações e foi vereador em Campinas por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal em dois biênios. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2018 e repetiu o feito em 2022, quando somou 76.910 votos.
Em 2020, foi candidato a prefeito de Campinas pelo PL e chegou a disputar o segundo turno, quando alcançou 166.995 votos, 42,93% do total de válidos. Dário Saadi foi eleito naquele ano.
Em visita a Campinas no início de abril, o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, reforçou o nome de Rafa como pré-candidato a prefeito pelo partido. Legendas como o PDT, o Agir e o PSDB devem apoiá-lo.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
P
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1