• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Entidades de saúde alertam para aumento de leptospirose no Rio Grande do Sul

Diante das inundações que não param de deixar rastros de destruição no Rio Grande do Sul, a Sociedade Brasileira de Infectologia, em conjunto com a Sociedade Gaúcha de Infectologia e a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, fez um alerta sobre leptospirose. Uma nota técnica foi divulgada neste domingo (5) sobre a temática.

Rio Grande do Sul pode ter aumento de casos de leptospirose

Entidades alertam para o possível aumento de leptospirose no Rio Grande do Sul – Foto: Soldado Gustavo Maciel Keller/CBMSC/Reprodução/ND

No documento, as entidades alertam sobre o aumento do risco de contrair a doença e a melhor forma de prevenir a doença.

Uso de medicamentos no Rio Grande do Sul

Apesar de não ser recomendado como prática comum, o uso de antimicrobianos foi recomendado pelas entidades.

A recomendação, segundo o documento, considera o uso em circunstâncias de elevado risco, como em situações de exposição contínua a alagamentos e águas contaminadas, independentemente da presença ou ausência de lesões na pele.

A orientação é baseada em estudos sobre a doença, incluindo um guia feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2003. Nele, apesar de algumas limitações, o uso dos medicamentos indicam potencial benéfico em casos como o do Rio Grande do Sul.

As entidades responsáveis pelo documento recomendam a administração de doxiciclina em dose única para adultos em situações de alto risco pós-exposição.

Para crianças, a dose é calculada com base no peso corporal, com uma dose máxima estabelecida. Alternativamente, a azitromicina pode ser utilizada sob as mesmas condições.

A nota destaca que os grupos elegíveis para essa intervenção incluem equipes de socorristas e voluntários que tiveram exposição prolongada à água de enchente, especialmente quando os equipamentos de proteção individual não são suficientes para evitar essa exposição.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1