• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Após 4 dias sem contato, publicitário do interior de SP recebe notícias da família no RS: ‘Muitos perderam tudo’


Família de José Lúcio dos Santos mora em Relvado (RS), cidade com pouco mais de 2 mil habitantes. Segundo a prefeitura, há duas pessoas desaparecidas, aproximadamente 500 desalojadas e 150 desabrigadas na cidade. Alguns pontos do município seguem cobertos de lama. Após água abaixar, Relvado (RS) permanece com pontos cobertos de lama
Argel Leite/Rádio Encantado
O publicitário de Sorocaba (SP) que tem família no Rio Grande do Sul conseguiu contato com os parentes após quatro dias. Nesta terça-feira (7), a Defesa Civil do estado atualizou para 90 o número de mortos em razão dos temporais.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Em um vídeo enviado à TV TEM na quinta-feira (2), José Lucio dos Santos relatou a angústia que sentia por estar há três dias sem conseguir informações sobre a família que mora em Relvado (RS), na região do Vale do Taquari, que tem cerca de 2 mil habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesta terça-feira (7), José Lúcio disse ao g1 que conseguiu falar com a mãe, o pai, a irmã e tias que moram nos municípios atingidos pelo temporal na tarde de sexta-feira (3). Segundo o rapaz, a família não conseguiu mandar notícias pois estava sem energia para carregar os celulares e em algumas regiões não havia sinal de telefone.
IMPACTOS: RS tem falta de água, pontos sem luz e vias bloqueadas
“Meus pais e minha irmã moram em Relvado, lá a água abaixou, mas a cidade está praticamente sem acesso. São poucos os pontos que o pessoal consegue chegar, e só dá para chegar de caminhonetes grandes e helicópteros”, conta.
Publicitário com família no RS diz estar há três dias sem contato com a família após temporais
Arquivo pessoal
Segundo o publicitário, a casa dos pais dele não chegou a ser atingida pela enxurrada. No entanto, a água invadiu a casa de sua tia, que fica em Encantado (RS), cidade vizinha de Relvado. “A casa dela está lodo puro. Agora que a água abaixou, estão começando a limpar do jeito que dá”, relata.
Apesar dos parentes do jovem estarem fisicamente bem, o rapaz afirma que vizinhos da família perderam tudo e que a cidade ainda está sem energia elétrica e abastecimento de água.
“Minha família não perdeu nenhum móvel, estão todos bem, mas muitos moradores perderam tudo. Amigos e vizinhos perderam as casas. Só no centro da cidade, por exemplo, o sindicato onde minha irmã trabalhava tá praticamente destruído. E a oficina, que ficava em frente, foi levada embora pela enxurrada.”
Em mensagens enviadas a José, a irmã do jovem relata a angústia sentida diante do cenário após o temporal. “Relvado vai demorar uns 10 anos para voltar. Estou podre. Zé, não aguento mais e tem o mundo para fazer”, desabafa.
Imagens mostram regiões de Relvado (RS), município no Vale Taquari, após ser atingido por temporal
Argel Leite/Rádio Encantado
“Eles precisam bastante de água, combustível, fraldas geriátricas, cilindros de oxigênio, alimento não perecível e roupas, incluindo roupas íntimas”, reforça.
Publicitário do interior de São Paulo conseguiu contato com a família que mora em Relvado (SP) após quatro dias de angústia
Argel Leite/Rádio Encantado
Na segunda-feira (6), a Prefeitura de Relvado divulgou nas redes sociais um balanço do temporal que atingiu a cidade. Segundo a administração pública, duas pessoas estão desaparecidas, aproximadamente 500 estão desalojadas e 150 estão desabrigadas.
A publicação ainda informa que 50 casas foram destruídas e 280 ficaram danificadas por conta da enchente. Prédios e vias públicas também estão na lista de locais atingidos.
“A comunidade Relvadense está unida de mãos dadas neste momento difícil.” cita a publicação da prefeitura.
Initial plugin text
Doações
Uma campanha feita por José Lúcio com ajuda de amigos para levar doações a Relvado foi compartilhada por famosos e atingiu cerca de R$ 31 mil até a manhã desta terça-feira. A arrecadação online aceita doações e está sendo divulgada também pela prefeitura da cidade.
Cidades das regiões de Sorocaba e Jundiaí também estão arrecadando doações para vítimas de temporal no RS. Interessados em ajudar também podem acessar o site que indica como destinar doações às vítimas da enchente.
Campanha em Sorocaba (SP) arrecadou cerca de 120 toneladas de doações que serão enviadas ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (6)
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Mortos e desaparecidos
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 90 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. O boletim divulgado na manhã desta terça-feira ainda aponta que há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 132 desaparecidos e 361 feridos.
O RS tem 388 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,3 milhão pessoas afetadas.
Os temporais e as cheias no Rio Grande do Sul provocam impactos na rotina dos moradores de 80% do estado, incluindo a capital Porto Alegre. Os reflexos são percebidos no abastecimento de água e luz, nos serviços públicos e privados e nas vias – alagadas ou bloqueadas.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1