• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Morte por causa de cachorro: Vídeo inédito mostra discussão entre aposentado e advogado no ES; MP pede mais investigação


Polícia conclui inquérito do caso que terminou em morte após discussão por causa de cachorro sem coleira no bairro Mata da Praia, em Vitória. Morte por causa de cachorro: Vídeo inédito mostra discussão entre aposentado e advogado
Novas imagens de câmeras de videomonitoramento que foram divulgadas nesta terça-feira (7) revelaram detalhes da discussão entre o advogado Luis Hormindo França da Costa, de 33 anos, e o aposentado Manoel de Oliveira Pepino, de 73 anos, por causa de cachorro se coleira em Vitória. A briga entre vizinhos aconteceu no dia 20 de abril, no bairro Mata da Praia, e terminou com a morte de Manoel. Luis Hormindo foi preso no dia do crime e solto na sexta-feira (3).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No flagrante da câmera, é possível ver que a discussão entre os dois homens começou às 18h19. A briga teve presença da esposa de Manoel, Marília Pepino. No começo da gravação é possível ouvir as expressões ‘louco’, ‘eu já falei’ e ‘depois você vai dizer que eu eu tô errado’. A discussão fica acirrada com uma troca de xingamentos.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Em um momento mais adiante, é possível ouvir um diálogo entre Luis Hormindo e Marília:
– “Se você continuar aí vai ser mal pra ele e pra você”, fala Marília.
– “Vai, porque ele vai morrer”, responde o advogado.
– “Vai embora ele tem arma”, alerta a esposa do aposentado.
– “Eu também tenho, e aí?”, fala Luis.
– “Você quer morrer?”, pergunta a mulher.
– “Vamos ver quem morre primeiro?”, responde o vizinho.
– “Quer morrer, morre”, diz Marília.
Às 18h21, o advogado aparece no vídeo com o cachorro, indo em direção contrária à casa do aposentado. Algumas pessoas até passam na hora. Os primeiros tiros são ouvidos às 18h23, o barulho assusta pedestres que passavam pelo local. O idoso aparece em seguida também indo para o canto direito da imagem e de lá os dois não voltam mais a aparecer na gravação.
Manoel de Oliveira Pepino, 73 anos, foi morto com um tiro na cabeça disparado pelo advogado Luis Hormindo França da Costa, 33 anos
Reprodução
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, informou nesta terça-feira (7) que concluiu o inquérito policial que apurava a morte do empresário Manoel de Oliveira Pepino, ocorrida no dia 20 de abril no bairro Mata da Praia, em Vitória.
Já o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) informou que encaminhou o Inquérito Policial à Polícia Civil e requisitou a realização de novas diligências para apuração dos fatos. Ou seja, cobra mais investigações sobre o crime.
Em razão disso, e como não havia respaldo legal para manter a prisão cautelar do advogado, o MPES requereu a soltura dele com o cumprimento de medidas cautelares, como entrega de todas as armas que eventualmente possa ter; proibição de frequentar clubes de tiro; e proibição de frequentar qualquer local de comercialização de armas de fogo.
Entendeu-se também não ser necessária a suspensão da atividade de advogado, por não haver relação entre os fatos e o exercício profissional.
Dessa forma, o inquérito policial seguirá em andamento e, após a conclusão, será novamente encaminhado ao MPES, para análise e adoção das medidas cabíveis.
Imagens de outra câmera mostram a troca de tiros
Vídeos mostram tiroteio entre advogado e aposentado em Vitória
Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que os dois vizinhos trocaram tiros. Também dá para ouvir o advogado ligando para a polícia e falando que “reagiu e matou” o homem.
Em um dos vídeos é possível ver o momento em que o advogado Luis Hormindo França da Costa aparece segurando o seu cachorro e com a arma em punho. Clarões indicam o momento em que alguns disparos foram feitos pelo suspeito.
No dia 25 de abril, a Polícia Civil ouviu um novo depoimento da esposa do aposentado, Marília Pepino. A esposa relatou que Luis começou a ofender Manoel enquanto eles passeavam com o cachorro e após a discussão, Manoel foi para casa para pegar uma arma.
Advogado preso pela morte de aposentado após briga por cachorros é solto
Relembre o caso
Segundo a esposa da vítima, Marília Pepino, Manoel estava sentado com ela e o cachorro da família, que atende pelo nome de Lobo, numa praça. O animal estava sem coleira e sem focinheira, por ser considerado dócil pelos seus tutores.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Cachorro de aposentado morto por vizinho durante discussão em Vitória vai a velório do tutor
Ataques de cachorros em via pública no ES: saiba quais são as responsabilidades dos tutores
VÍDEO: Sem coleira, pastor-belga abocanha e mata shih-tzu durante passeio em Vila Velha, Grande Vitória
O advogado estava andando com seu cachorro no local. Uma discussão começou quando os cachorros se cheiraram, e o advogado disse que já tinha avisado ao aposentado sobre o animal dele estar solto.
“Aqui na frente de casa a gente não via essa necessidade [de estar na coleira]. A gente saiu à noite para sentar na praça junto com o cachorro, o Lobo. Como é um cachorro dócil, a gente ficou ali com ele sentado e veio este homem com o cachorro dele na coleira”, disse Marilia.
Lobo, cachorro de homem morto durante discussão em Vitória, foi ao velório do tutor, realizado na Serra, no Espírito Santo
Reprodução
Segundo Marília, a discussão se acirrou, com muitos xingamentos e ameaças, e o seu esposo foi em casa buscar uma arma. Quando ele voltou, a troca de tiros aconteceu.
De acordo com a Polícia Militar, o advogado disse que ele e o idoso já haviam se desentendido por causa dos cachorros. A mesma informação foi dada por amigos e parentes do aposentado.
Manoel de Oliveira Pepino, de 73 anos, em Vitória, foi atingido por um tiro na cabeça e não resistiu. Crime ocorreu em Vitória.
Reprodução/TV Gazeta
Luis alegou à Polícia Militar que o aposentado teria começado a disparar. Já a esposa de Manoel afirmou que foi o advogado quem atirou primeiro. Questionadas, a Polícia Militar e a Polícia Civil ainda não deram essa informação.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1