• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Contraste de cores entre rios Iguaçu e Paraná desperta curiosidade

O contraste entre as cores dos rios Iguaçu e Paraná, na região do Marco das Fronteiras, está chamando atenção nas redes sociais, além de despertar a curiosidade de moradores e turistas.

As fotos da confluência dos rios, durante as últimas 24 horas, foram registradas pelo repórter fotográfico Marcos Labanca.

Contraste entre as tonalidades dos rios Iguaçu e Paraná - Marcos Labanca / Marco das 3 Fronteiras

1
2

Contraste entre as tonalidades dos rios Iguaçu e Paraná – Marcos Labanca / Marco das 3 Fronteiras

Contraste entre as tonalidades dos rios Iguaçu e Paraná - Marcos Labanca / Marco das 3 Fronteiras

2
2

Contraste entre as tonalidades dos rios Iguaçu e Paraná – Marcos Labanca / Marco das 3 Fronteiras

Segundo a bióloga e especialista em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais Dra. Vivian Cionek, esse fenômeno é bem comum em encontros de grandes bacias hidrográficas.

“Esse fenômeno – onde grandes rios se encontram, mas há uma marcante delimitação de suas águas –  ocorre em função de variações de composição química, temperatura e velocidade da água. Podem decorrer de variações de densidade da água também, em função da composição química diferenciada.” Cionek explica.

Ela destaca que o rio Paraná apresenta águas mais límpidas ao longo do seu curso, por causa dos barramentos rio acima, que retém os sedimentos. Já o rio Iguaçu possui uma maior quantidade de sedimentos.

Dessa forma, segundo a bióloga e professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a ausência da mistura se dá pelo fato do rio Iguaçu deve estar muito mais carregado de sedimento e com mais velocidade, criando uma corrente e água delimitada.

Saiba mais sobre os rios Iguaçu e Paraná

O rio Iguaçu é o maior totalmente paranaense. Ele é formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba, que ficam na parte leste de Curitiba.

O nome do rio foi escolhido pelos índios caingangues e guaranis e significa “água grande”. Ele cruza os três planaltos paranaenses até desaguar no Rio Paraná, seu curso é de 1.320 quilômetros.

As Cataratas do Iguaçu, parte do seu curso, é o conjunto de uma das maiores quedas-d’água do planeta, que são consequência um dos mais extensos processos de vulcanismo de fissura do mundo.

Já o rio Paraná é o oitavo maior rio do mundo em extensão, com 4.880 quilômetros. Além, disso é o segundo maio rio do continente, perdendo apenas para o rio Amazonas.

A nascente do rio fica na confluência dos rios Paranaíba e Grande, região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Seu nome tem origem no guarani e significa “parecido com o mar”.

Veja o vídeo:


Encontro dos rios Iguaçu e Paraná – Vídeo: Marcos Labanca / Marco das 3 Fronteiras

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1