• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Eleições 2024: prazo para tirar ou regularizar título eleitoral acaba nesta quarta


Cartórios e postos da Justiça Eleitoral de SP terão horário ampliado. Atendimento acontece por ordem de chegada. e-título titulo de eleitor digital aplicativo
Reprodução/TV Cabo Branco
O prazo para regularizar a situação na Justiça Eleitoral acaba nesta quarta-feira (8).
Cartórios e postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo vão atender em horário especial, das 9h às 17h, por ordem de chegada, os seguintes casos:
quem precisa tirar o título;
quem tem alguma pendência de eleições anteriores;
quem precisa transferir o local de votação, dentro do mesmo município;
quem teve o título cancelado.
O eleitor que não regularizar o título não poderá votar neste ano e ficará impedido de participar de concursos públicos e de tirar passaporte, por exemplo.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. Os jovens podem tirar o título a partir dos 15 anos. Mas só podem votar, de forma facultativa, ao completarem 16 anos até o dia da eleição. Neste ano, o primeiro turno da eleição municipal ocorrerá em 6 de outubro.
Biometria não é obrigatória
Quem está com o título regular (consulte neste link a sua situação) não precisa comparecer aos cartórios apenas para coletar a biometria, pois conseguirá votar normalmente neste ano. Somente deve buscar atendimento presencial aqueles que vão tirar o documento pela primeira vez ou precisam de alguma regularização e não têm a biometria coletada.
Serviços on-line disponíveis para quem tem biometria
O atendimento por meio da página do TRE-SP na internet está funcionando normalmente. No entanto, nesta reta final do alistamento, somente quem tem a biometria coletada pode utilizar os serviços on-line. É possível solicitar, por exemplo, revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio e mudança para uma seção acessível.
Documentos exigidos
Quem for a algum cartório ou posto eleitoral deve levar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência recente. O certificado de quitação do serviço militar também é exigido de pessoas do gênero masculino que nasceram em 2005.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1