• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Catástrofe natural: 95 pessoas morrem no RS; 4 mortes estão em investigação, diz Defesa Civil


O governador Eduardo Leite fez um balanço das ações do governo e alertou para a chegada de uma nova frente fria. As temperaturas podem cair para 5º C. Nesta terça-feira (7), William Bonner e a equipe do Jornal Nacional esteve em um mirante de Porto Alegre: o mirante Olhos Atentos. É uma estrutura metálica voltada para o Guaíba. É uma área muito querida e muitovisitada pelos porto-alegrenses e por turistas. Uma área de lazer que foi revitalizada recentemente. As pessoas vão ver o pôr do sol lá.
De lá dá para ver o Guaíba e o Gasômetro. Mas as coisas estão diferentes por lá. Porque, de um lado, a água do Guaíba subiu e cobriu a orla. E, do outro lado, os bueiros começaram a jorrar água e provocaram inundação na região central de Porto Alegre. E na segunda-feira (6), para evitar cargas elétricas na área inundada, precisaram desligar uma bomba que expulsava essa água – e a situação piorou.
No mapa, aparece em vermelho toda a área inundada, que pega a região do Centro Histórico, da Cidade Baixa, da Praia de Belas, Menino Deus e Moinhos de Vento.
Área inundada no RS
Jornal Nacional/Reprodução
“Nós escolhemos esse lugar porque aqui chegam as embarcações que trazem pessoas resgatadas nas ilhas aqui próximas e também em outras cidades que são ribeirinhas do Guaíba. Isso acontece a todo instante aqui atrás. Essas pessoas vêm de lugares, por exemplo, como a Ilha da Pintada, da cidade de Guaíba propriamente dita e também de Eldorado do Sul”, afirma William Bonner.
Imagens de satélite mostram antes e depois de maior enchente da história no Rio Grande do Sul
O trabalho no Gasômetro, um dos pontos de resgate na orla do Guaíba, está focado nos resgates de moradores das cidades de Eldorado do Sul e Guaíba. As embarcações entram e saem a todo momento. Os resgatados recebem alimentação, roupas, atendimento de saúde e depois são encaminhados para a um dos 105 abrigos montados em Porto Alegre.
O nível do Guaíba neste momento está em 5,23 m. De acordo com os últimos números da Defesa Civil, subiu para 95 o número de mortes e outras quatro estão em investigação; 131 pessoas seguem desaparecidas no estado. 401 municípios atingidos, com quase 1,5 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas e 208 mil pessoas estão fora de casa.
No fim da tarde desta terça-feira (7), o governador Eduardo Leite fez um balanço das ações do governo e alertou para a chegada de uma nova frente fria. As temperaturas podem cair para 5º C. Ele pediu que as pessoas tenham cuidado e evitem ficar em casa ou em áreas de risco.
LEIA TAMBÉM
Tragédia no RS: bombeiros, policiais, militares e voluntários resgatam milhares de pessoas
Brasileiros de todos os estados se unem para coletar e enviar doações aos atingidos pelas enchentes no RS
Aquecimento global é um dos principais responsáveis por eventos climáticos extremos, segundo especialistas
Jornal Nacional acompanha voo da Força Aérea Brasileira que saiu do RJ com mantimentos para o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1