• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Moradores de Brumadinho se mobilizaram para ajudar a população do Rio Grande do Sul

A cidade mineira ainda sofre com as dores de uma tragédia que deixou 270 mortos. Em 2019, a barragem da Vale cobriu de rejeitos de minério a bacia do Rio Paraopeba. Em Brumadinho, Minas Gerais, moradores se unem para ajudar vítimas do Rio Grande do Sul
Há um tempo, os moradores de uma cidade de Minas Gerais passaram por uma tragédia, um desastre, e eles contaram com a solidariedade para se reerguer. Agora, chegou a vez deles serem solidários com os gaúchos.
Um produtor rural da região emprestou o caminhão que recebe as doações.
“Ontem, por volta de 9h, 10h, a gente estava tirando ele, literalmente, do meio do mato, muito sujo, para estar conseguindo colocar ele aqui hoje”, conta a gestora de clínica Ana Couto.
Brumadinho ainda sofre com as dores de uma tragédia que deixou 270 mortos. Em 2019, a barragem da Vale cobriu de rejeitos de minério a bacia do Rio Paraopeba e deixou um sentimento de luto que não se desfaz.
A tatuadora Patrícia da Silva, que agora se mobiliza pelos gaúchos, perdeu um primo no mar de lama.
“Quando a gente ajuda o próximo, acho que o vazio de dentro da gente vai embora, porque é muito gratificante a gente poder ajudar outra pessoa”, afirma.
A associação que organizou a ação que está começando na cidade espera encher o caminhão com alimentos não perecíveis, roupas, material de limpeza, e levar tudo para o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, que preparou um espaço para receber as doações. É um gesto de solidariedade de quem também precisou ser acolhido em um momento de muita dificuldade.
Imagens de satélite mostram antes e depois de maior enchente da história no Rio Grande do Sul
Rômulo de Oliveira é outro voluntário que perdeu parente no rompimento da barragem e sabe bem a diferença que a ajuda faz.
“Traz conforto. É um prazer poder ajudar. A gente está sempre ali com o próximo, porque a gente vê a dor, a gente vê o sofrimento, a gente sabe como foi difícil”, diz.
A ajuda vai chegando a todo momento. O aposentado Altamir Mendes da Rocha levou água.
“Toda ajuda é importante, eles estão precisando. Como nós precisamos também, eles precisam. Nós temos que ajudar eles”, diz.
A cozinheira Maria de Jesus contribuiu com o possível.
“Eu sou uma pessoa que ama muito os outros. Não faço mais porque a gente não pode, mas é com muito amor que estou fazendo”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Tragédia no RS: bombeiros, policiais, militares e voluntários resgatam milhares de pessoas
Brasileiros de todos os estados se unem para coletar e enviar doações aos atingidos pelas enchentes no RS
Aquecimento global é um dos principais responsáveis por eventos climáticos extremos, segundo especialistas
Jornal Nacional acompanha voo da Força Aérea Brasileira que saiu do RJ com mantimentos para o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1