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Instituto EP abre inscrições para fórum gratuito sobre educação com Djamila Ribeiro


Encontro acontece no dia 23 de maio, quinta-feira, das 9h às 12h30, com transmissão ao vivo. Inscrições devem ser feitas pelo site e participantes têm direito a certificado. Filósofa e escritora Djamila Ribeiro
Gabo Morales/Divulgação
O Instituto EP abre, nesta quarta-feira (7), as inscrições para o “Fórum Diálogos na Educação”, evento on-line e gratuito com o tema “Ser e pertencer no ambiente escolar”. Confira, abaixo, a programação de palestras.
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O encontro acontece no dia 23 de maio, quinta-feira, das 9h às 12h30, com transmissão ao vivo. As inscrições devem ser feitas pelo site e os participantes têm direito a certificado, segundo os organizadores.
Programação
🕗 9h às 9h30
Boas-vindas e apresentação do projeto vencedor do concurso cultural.
🕗 9h30 às 10h30
Palestra de abertura com Djamila Ribeiro, filósofa, escritora, intelectual pública e ativista da justiça social.
🕗 10h30 às 12h30
Mesa redonda com moderação da jornalista Helen Sacconi e participação de:
Paula Beatriz de Souza Cruz, pedagoga, pós-graduada em gestão educacional, docência no ensino superior e diretora de escola estadual;
Telma Vinha, pedagoga, doutora em educação e professora da faculdade de Educação da Unicamp;
Vera Lucia Fialho, pedagoga, doutora em educação especial e professora titular do departamento de Educação da Unesp Bauru;
e Eliete Aparecida de Godoy, pedagoga, doutora em educação, professora e diretora da faculdade de Educação da PUC-Campinas.
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Mesa-redonda realizada no 2º Fórum Diálogos na Educação, do Instituto EP
Ana Marin/g1
Resultado do concurso
A programação do evento também prevê uma apresentação do vencedor do concurso cultural em busca de boas práticas na educação. Educadores dos ensinos infantil e fundamental na rede pública puderam inscrever até 29 de abril iniciativas que apresentam um ou mais dos seguintes resultados:
diminuição de brigas e confrontos físicos;
diminuição de violência verbal, hostilidade na fala, uso de termos ofensivos, discriminatórios, preconceituosos e palavrões;
melhoria na comunicação interpessoal através do tratamento gentil e respeitoso entre alunos e professores;
diminuição dos casos de bullying, observada pela redução de relatos de intimidação, insultos, exclusão social, propagação de rumores ou fofocas maliciosas, ataques físicos ou verbais repetitivos em ambiente desequilibrado de poder;
melhorias no desempenho escolar, como ganho de segurança para expressar ideias, sensação de pertencimento no ambiente escolar, maior participação nas atividades e diminuição de faltas;
implantação de ambiente seguro e pacífico para encorajar as partes envolvidas em conflito a expressarem suas opiniões e pontos de vista de forma respeitosa, com escuta ativa;
desenvolvimento de regras e acordos consistentes para resolução de problemas relacionados à diversidade, construídos a partir do diálogo entre alunos e professores da turma;
construção e preservação dos relacionamentos a partir de trabalhos relacionados à diversidade;
empoderamento das partes envolvidas, quando os alunos constroem senso de autonomia e responsabilidade em relação às suas atitudes e aos conflitos gerados por elas em suas próprias vidas;
melhoria na saúde mental, como diminuição de estresse, ansiedade, depressão, baixa autoestima, isolamento e medo de ir para a escola;
melhoria no bem-estar emocional e psicológico dos alunos, através da valorização e respeito à identidade cultural, linguística, religiosa, racial, de gênero, de condição física e/ou mental, entre outras características;
desenvolvimento de oportunidades, com descobrimento e desenvolvimento de talentos, habilidades e perspectivas, oportunizando o crescimento e desenvolvimento dos alunos.
O projeto vencedor será publicado no site da EPTV, afiliada da TV Globo, e nas páginas do g1 em Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e no Sul de Minas no dia 20 de maio. Além disso, a iniciativa selecionada será exibida em uma reportagem e nas redes sociais do Instituto EP.
Veja, no vídeo abaixo, o projeto vencedor em 2023:
Na 2º edição, Fórum Diálogos na Educação debate fortalecimento dos vínculos na escola
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