• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Alerta vermelho! Enxurradas podem voltar a atingir RS após deslocamento de nova frente fria

Após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul diminuir, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta, na última terça-feira (7), de grande perigo de tempestade para o Sul do Estado até a próxima semana (14).

enxurradas

Chuvas no RS podem intensificar as enxurradas que prejudicaram o Estado nos últimos dias – Foto: Governo do RS/Reprodução/ND

O meteorologista Piter Scheuer aponta que o fenômeno ocorre devido uma frente fria está se deslocando sobre o território gaúcho, trazendo consigo um aumento nas nuvens e a possibilidade de chuvas intensas e tempestades.

Rio Grande do Sul continua em alerta vermelho para chuvas – Foto: Gustavo Mansur/Palácio Paratini/Divulgação/ND

Scheuer ressalta que não se pode descartar a ocorrência de tempo severo, com maior probabilidade de impacto inicialmente no Sul do Estado, seguido pelo Centro e Norte. Posteriormente, se estendendo em direção a Santa Catarina.

Santa Catarina também pode sofrer com enxurradas e alagamentos

O avanço de uma frente fria e a aproximação de umidade vinda do oceano, contribui para a formação de enxurradas e alagamentos – Foto: Leo Munhoz/ND

O especialista revela que a chegada frente fria é preocupante para Santa Catarina e Paraná, por serem esperados o aumento de muitas chuvas e o risco de tempestades.

A situação fica mais grave pelo ingresso de umidade vinda do oceano, contribuindo para a formação de condições propícias de enxurradas e alagamentos.

Áreas mais vulneráveis sofreram com as enxurradas

A frente fria atingirá regiões vulneráveis, que já sofreram com as luzes nos últimos dias – Foto: Reprodução/ND

Segundo Scheuer, as áreas mais vulneráveis incluem o litoral Sul e o costão da serra, onde os volumes de chuva podem ultrapassar os 250 a 300 mm. Isso representa uma séria ameaça para os rios locais, incluindo o Rio Guaíba, que já enfrentam problemas de enchentes.

Diante deste cenário, é essencial que os moradores das áreas afetadas permaneçam em alerta máximo até, pelo menos, a próxima terça-feira (14).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1