• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cartório de São José dos Campos tem fila no último dia para regularizar título de eleitor


Quase 70 mil moradores de São José e Taubaté precisam regularizar título de eleitor até esta quarta-feira (8). Filas para regularizar o título de eleitor em São José dos Campos
Pedro Melo/TV Vanguarda
Quase 70 mil moradores de São José dos Campos e Taubaté – principais cidades do Vale do Paraíba – ainda precisam regularizar o título de eleitor para poder participar das eleições municipais deste ano.
Na manhã desta quarta-feira (8), último dia do prazo para regularização, o cartório eleitoral de São José dos Campos registrava filas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta quarta (8)
O prazo para normalizar as pendências se encerra nesta quarta-feira (8). Em alguns casos, a regularização precisa ser feita presencialmente nos cartórios, que fecham às 17h.
Em São José dos Campos, até o início da manhã, 38.251 eleitores precisavam regularizar o título. Taubaté, por sua vez, tinha 31.218 eleitores com títulos irregulares até às 9h.
Filas para regularizar o título de eleitor em São José dos Campos
Pedro Melo/TV Vanguarda
Entre as pessoas que tiveram os títulos cancelados, os casos mais comuns são os que o eleitor não compareceu a três turnos de votação ou que não registrou a biometria nas cidades em que houve o cadastramento obrigatório.
“A orientação é que o eleitor faça uma consulta prévia no site. Se ele estiver regular, já que a biometria, ele pode resolver tudo pela internet. Caso ele não tenha a biometria, esteja com o título cancelado ou precise tirar o primeiro título, é preciso comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais”, explica o chefe de cartório em São José dos Campos, Ernandi Ramos da Silva.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Para regularização, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG ou CNH, por exemplo. Também é preciso apresentar um comprovante de endereço.
A não regularização do título provoca diversas consequências na vida do eleitor, que não vai conseguir votar nas eleições municipais deste ano.
“Não vai conseguir votar e também terá outros impedimentos na vida civil, como por exemplo não poder tirar ou renovar passaporte, assumir cargos públicos, matricular-se em faculdades ou escolas públicas, ter o CPF bloqueado. Então são situações que provocam transtornos na vida do eleitor”, detalha Ernandi.
Filas para regularizar o título de eleitor em São José dos Campos
Pedro Melo/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1