• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Veja como regularizar título de eleitor pela internet e fugir das filas no último dia de atendimento


Cartórios de Palmas e Araguaína estão com filas quilométricas nesta quarta-feira (8). Atendimento segue até 18h. Veja como está a movimentação no cartório eleitoral de Palmas
O último dia para regularizar o cadastro eleitoral ou emitir a 1ª via do Título de Eleitor está sendo de muita movimentação nos cartórios eleitorais do Tocantins. Em Palmas e Araguaína, maiores cidades do estado, as filas dobraram quarteirões e a Justiça Eleitoral precisou montar tendas para acomodar os eleitores.
Segundo informações do TRE, a situação em que a maior parte dos eleitores irregulares se encontra é por faltar em eleições anteriores, o “eleitor faltoso”. É considerad “eleitor faltoso” aquele que não tenha votado em três pleitos consecutivos, sem justificar a ausência.
Nas últimas semanas os cartórios eleitorais tiveram horários estendidos e fizeram plantões nos fins de semanas e feriados. Nesta quarta-feira (8) o atendimento segue até 18h e os eleitores que chegarem até esse horário recebem senha para serem atendidos.
“Hoje é o último dia para qualquer serviço da Justiça Eleitoral. Então, é muito importante que o eleitor ou procure o autoatendimento pela internet ou venha ao cartório eleitoral”, explicou a chefe do cartório da 29º Zona Eleitoral de Palmas, Ana Cecília Catapan.
Cartório de Araguaína tem fila quilométrica de eleitores
Claudemir Macedo/TV Anhanguera
Para a regularização de forma não presencial, o eleitor pode procurar os serviços eleitorais através da Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), ativa desde janeiro de 2022. Acesse o Cave aqui.
LEIA MAIS
Prazo para emitir e regularizar título eleitoral termina nesta quarta-feira (8); veja como fazer
A Cave funciona como principal canal de atendimento ao eleitor. Como segunda opção, o TRE dispõe também de um contato via WhatsApp ou ligação normal, através do número 0800 6486 800, todos gratuitos e sem necessidade de deslocamento.
O atendimento virtual só não vale para emissão do 1º título.
“À exceção do primeiro título, que a gente precisa colher a biometria, os demais serviços estão disponíveis pela internet. Então, o eleitor que precisar regularizar sua situação eleitoral, fazer transferência de domicílio, revisão de dados pode procurar os serviços pela internet. Nós temos até cinco dias para dar a resposta, mas o que vale é o requerimento do eleitor. Se ele fizer o requerimento até o dia de hoje ele vai ser atendido”, disse.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1