• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE; ministra ficará à frente das Eleições 2024

A ministra Cármen Lúcia foi eleita como a nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última terça-feira (07). Ela assumirá a vaga do ministro Alexandre de Moraes, que deixa o cargo no dia 3 de junho. Nunes Marques, será o vice-presidente da corte.

Ministra Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE

Cármen Lúcia é eleita pela 2ª vez presidente do TSE – Foto: Agência Brasil/Divulgação/ND

O resultado da eleição foi anunciado pelo ministro Alexandre de Moraes no Plenário do TSE. A data da solenidade de posse da nova presidente e do novo vice-presidente do Tribunal, será divulgada posteriormente.

“Agradeço, em meu nome e em nome do ministro Nunes Marques, a confiança do Tribunal pelos votos que nos foram dados, comprometendo-nos a honrar a Constituição e as leis da República com inteira responsabilidade e absoluta dedicação ao Tribunal Superior Eleitoral”, destacou Cármen Lúcia, logo após o resultado.

Ministro Nunes Marques no TSE

Ministro Nunes Marques assumirá a vice-presidência do Superior Tribunal Eleitoral – Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF/ND

Moraes destacou que Cármen Lúcia foi a primeira mulher a assumir a presidência do TSE

Após o resultado que elegeu seus sucessores, Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, lembrou que Cármen Lúcia foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Tribunal e enfatizou que ela também será a primeira a assumi-lo pela segunda vez.

Ministro Alexandre de Moraes na tribuna do TSE

Alexandre de Moraes destacou que Cármen foi a primeira mulher a ocupar o cargo em 2012 – Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE/ND

“A democracia brasileira estará em boas mãos. Tenho a tranquilidade, a felicidade e a honra em, daqui a menos de um mês, transferir o cargo a vossa excelência”, completou Moraes.

Perfil da nova presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia

Natural de Montes Claros (MG), Cármen Lúcia se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e fez mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atuou como professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, como advogada e procuradora do estado mineiro. A ministra integra o Supremo Tribunal Federal (STF) há 17 anos.

Perfil do vice-presidente do TSE, ministro Nunes Marques

Natural de Teresina (PI), Kassio Nunes Marques é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, e doutor e pós-doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Atuou como advogado e foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí entre 2008 e 2011. Também foi desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília (DF).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1