• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Massa de ar frio começa a levar temperaturas mais baixas a áreas do Rio Grande do Sul


Previsões indicam que, a partir desta quinta (9), mudança na direção dos ventos fará com que eles soprem do mar para o continente, favorecendo o represamento da água. Modelos meteorológicos confirmam que a tendência para a semana que vem é de frio mais intenso. Na noite desta quarta-feira (8), já começa a esfriar em algumas áreas do Rio Grande do Sul. A massa de ar frio que está na Argentina se aproxima da fronteira, onde ficam cidades como Quaraí, na Campanha Gaúcha, e Jaguarão, no sul do estado.
Em Quaraí, a temperatura pode chegar aos 12ºC, com sensação de apenas 9ºC. Em Jaguarão, 13ºC, com impressão de 10ºC.
Nesta quinta (9), deve ficar mais gelado: mínimas de 7ºC em Bagé e de 9ºC em Uruguaiana.
Os termômetros podem marcar menos também em outras regiões. Na parte central, onde fica Santa Maria, e no entorno da Lagoa dos Patos, onde está Rio Grande, a previsão é amanhecer com 11ºC e, mesmo à tarde, o sol esquenta pouco. Ele predomina onde o mapa (veja abaixo) está amarelo. Na parte verde, há possibilidade de chover.
Sol predomina na parte amarela. Na verde, há possibilidade de chover.
Jornal Nacional/Reprodução
Uma frente fria, que se formou nesta quarta, avança para lá, levando as instabilidades para perto de Porto Alegre e o rio Guaíba. As águas dele escoam para Lagoa dos Patos que, por sua vez, deságua no Oceano Atlântico.
Porém, essa saída tende a enfrentar mais uma dificuldade a partir desta quinta: a mudança na direção dos ventos. As previsões indicam que eles vão soprar do mar para o continente, favorecendo o represamento da água.
Outro ponto de atenção é a expectativa de mais chuva, e em grandes quantidades, entre sexta-feira (10) e domingo (12). Os meteorologistas acreditam que as partes em rosa (veja abaixo) podem ser as mais atingidas.
Meteorologistas acreditam que as partes em rosa podem ser as mais atingidas pelas chuvas
Jornal Nacional/Reprodução
Segundo dados do governo do estado do Rio Grande do Sul, fica muito clara a dimensão da tragédia: de abril até agora, a maioria das cidades gaúchas foi afetada pelas tempestades, muito diferente do que ocorreu em setembro de 2023, quando temporais severos também castigaram os gaúchos.
Nesta quarta, modelos meteorológicos confirmam que a tendência para a semana que vem é de frio mais intenso. Em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, por exemplo, esfria nesta quinta, depois as temperaturas sobem um pouco na sexta-feira e no sábado, no domingo voltam a cair e, na segunda-feira, a máxima prevista é somente de 12ºC, e com chuva.
O receio é que, quando a chuva parar, as temperaturas despenquem de vez, inclusive com risco de geada.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1