• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Merendeira de Boa Vista é selecionada para participar de reality show nacional


Lenny Matos atua no Núcleo de Creches Centenário há seis anos e concorreu com outras 300 mil merendeiras de todo o país com a receita de ‘Paçoca Nutritiva’ O reality show “Vida de Merendeira”, estreia nesta quinta-feira, 9, às 19h (horário local), no Youtube.
PMBV.
Boa Vista mais uma vez é destaque no cenário nacional. A merendeira Lenny Matos, que atua no Núcleo de Creches Centenário, foi selecionada para participar do reality show nacional “Vida de Merendeira”, que estreia nesta quinta-feira, 9, às 19h (horário local), no canal Sabor & Arte, no Youtube. Ela concorreu com outras 300 mil candidatas de todo o país e garantiu a vaga no programa com a receita de “Paçoca Nutritiva”, servida nas escolas municipais.
As gravações do reality ocorrem na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Serão oito episódios que prometem emocionar e, principalmente, valorizar o importante papel dessas profissionais na promoção de uma alimentação adequada e saudável no ambiente escolar. Afinal, uma boa refeição, com os nutrientes necessários, contribui diretamente no rendimento dos alunos em sala de aula.
Tempero de amor
Quando essas merendas têm o AMOR como um dos principais ingredientes, tudo fica mais gostoso e especial. Há seis anos, Lenny se dedica a oferecer aos alunos uma merenda que, além de equilibrada e saudável, os faz sentir abraçados e valorizados.
“Ser merendeira para mim representa vida. A gente acorda cedo, deixamos nossos filhos em casa para alimentar e cuidar dos filhos de outras pessoas, que também acabam se tornando os nossos. Quando a gente escuta deles ‘Tia, tá muito gostoso’, meu coração se enche de alegria. É um verdadeiro ato de doação e amor”, contou.
“Ser merendeira para mim é um verdadeiro ato de doação e amor” afirmou Lenny.
PMBV.
Lenny afirmou que está ansiosa para viver essa experiência e representar a capital da Primeira Infância em um programa de alcance nacional. “Me senti muito privilegiada por ser uma das selecionadas. Pretendo levar muita alegria, falar um pouco da nossa culinária local e mostrar para todo o Brasil que temos uma merenda de qualidade em Boa Vista”, disse.
Mas e a Paçoca Nutritiva?
Na primeira etapa de seleção do reality, merendeiras fizeram receitas que levavam ingredientes de suas regiões. E para Boa Vista, não teria outra estrela a ser escolhida, a não ser a tradicional paçoca. Porém, nas escolas, a receita ganhou ‘novos ingredientes’, que tornam o prato mais nutritivo.
Daí o nome, Paçoca Nutritiva! Ao contrário da receita já conhecida pelos roraimenses, na merenda, o preparo leva cebola, beterraba, cenoura, charque, couve manteiga, farinha de batata-doce e farinha de mandioca, deixando o prato mais encorpado e com um sabor único.
Benefícios para o desenvolvimento das crianças
De acordo com a nutricionista Lusyanny Parente, a ideia do prato é unir o tradicional da cultura roraimense ao que é recomendado pelos especialistas para alimentação das crianças pequenas, garantindo uma refeição saborosa e rica do ponto de vista nutricional.
“Temos a beterraba e cenoura raladas, hortaliças que possuem vitaminas e minerais, tais como vitamina A, vitamina C, ácido fólico, potássio, magnésio e fibras. Também contém farinha de batata-doce, rica em vitamina A, C e complexo B. São nutrientes essenciais para o crescimento das crianças, garantindo o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem”, explicou.
Ressalta-se, ainda, que em 2023, toda a rede recebeu aproximadamente duas toneladas de alimentos (1.843.507 kg), sendo que 48% foram provenientes da agricultura familiar, distribuídos por cooperativas e seus credenciados. Na categoria de gêneros ofertados, estão: frutas, verduras e legumes, além de mel de abelha e polpa de frutas.
Nas escolas, a receita ganhou ‘novos ingredientes’ que tornam o prato mais nutritivo.
PMBV.
Acompanhamento técnico de nutricionistas
Todo o cardápio das 136 escolas que integram a Rede Municipal de Ensino, incluindo o Centro de Autismo e Centro Integrado de Educação Especial, é elaborado por uma equipe técnica de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Além disso, os profissionais são responsáveis por fiscalizar a merenda nas unidades, verificando organização e validade dos produtos em estoque e se o cronograma de refeições está sendo cumprido. A cada seis meses, os nutricionistas também ficam encarregados de capacitar as merendeiras, com orientações sobre boas práticas de manipulação, além de preparo e reaproveitamento de alimentos.
A ideia do prato é unir o tradicional da cultura roraimense ao que é recomendado pelos especialistas para alimentação das crianças pequenas.
PMBV.
Cardápio diversificado
A composição básica da merenda escolar é: o carboidrato, que é o arroz ou macarrão; a leguminosa, que é o feijão; além da proteína com variedades de ovo, carne bovina, frango e peixe, sem contar a salada e frutas.
Para se ter uma ideia, são mais de 10 combinações diferentes de lanche/almoço: paçoca nutritiva; sopa macuxi; arroz com milho, feijão-preto, bife ao molho e purê de batatas; risoto colorido de frango; salada colorida, almôndegas assadas, arroz, feijão-fradinho e laranja.
Também inclui peixe ao molho, baião de dois e salada colorida; macarronada de carne moída com tomate e orégano; salada de frutas com iogurte e aveia; vitamina de frutas e “Bolo do Hulk” (à base de couve) com suco. Já o café da manhã dispõe de opções nutritivas: tapioca com queijo; cuscuz com ovo e mingau de banana com tapioca.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1