• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Quem são os mortos e desaparecidos na maior tragédia climática do RS

A maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul já atingiu 431 municípios gaúchos, por onde deixou rastros de destruição. O número de mortos chegou a 107 nesta quinta-feira (9), segundo boletim atualizado às 18h pelo governo do Estado. Outras 134 pessoas seguem desaparecidas.

mortos e desaparecidos tragédia climática RS

Bombeiros de Santa Catarina seguem atuando em apoio ao Rio Grande do Sul – Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina/Reprodução/ND

A lista dos mortos e desaparecidos foi divulgada pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Veja abaixo. 

Ao todo, 1.742.969 pessoas foram afetadas; 68.519 estão em abrigos; 327.105 estão desalojados; 754 feridos

Entre as vítimas está o catarinense Carlos Wolfart, de 41 anos, localizado na tarde da quarta-feira (8) em Sinimbu, após passar oito dias desaparecido. O corpo de Carlos foi localizado cerca de 5 km do local onde sumiu.

Carlos era morador de Itapiranga, Extremo-Oeste Catarinense e estava no município gaúcho para participar do casamento do cunhado, quando foi levado pela correnteza no dia 30 de abril.

Carlos Wolfart estava em Sinimbu com a esposa e os filhos para o casamento do cunhado. – Foto: Arquivo Pessoal Divulgação ND (2)

Dor do luto

O casal Andrigo de Oliveira de Ávila, de 27 anos, e Paloma Melo da Silva, de 25, foram velados na Capela Nossa Senhora das Graças de Linha Carolina Alta, Boa Vista do Sul, na última sexta-feira. Ambos morreram soterrados no mesmo bairro do sepultamento. 

“Estamos todos de luto, que Deus conforte as famílias gaúchas”, escreveu uma internauta.

Em Serafina Corrêa, no dia 1º de maio, o corpo de Juan Dalcon Barrios, de 31 anos, foi encontrado em uma rua alagada no bairro Alto Paraíso, enquanto outro homem, identificado como Ipidio Capra, de 55 anos, foi localizado soterrado, conforme informações da prefeitura local.

Em Bento Gonçalves, os relatos de perdas são igualmente dolorosos. Luiz Carlos Schutkovski, de 71 anos, perdeu a vida enquanto dormia, vítima de um deslizamento de terra que atingiu sua residência na região de Vale Aurora.

Veja a lista de mortos e desaparecidos no RS:

Reconstrução bilionária

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que, segundo cálculos iniciais das equipes técnicas, será preciso pelo menos R$ 19 bilhões para reconstruir o Estado.

“Os cálculos iniciais das nossas equipes técnicas indicam que serão necessários, pelo menos, R$ 19 bilhões para reconstruir o Rio Grande do Sul”, disse.

“São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores. Nas próximas horas, vamos detalhar as ações projetadas que contemplariam as nossas necessidades”, completou o governador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1