• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Colisões com postes de energia elétrica aumentam 233,3% na região de Piracicaba


Número de acidentes do tipo dobrou na metrópole no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. Campinas e região registram aumento de acidentes de trânsito envolvendo postes de energia
As colisões de veículos com postes de energia elétrica aumentaram 233,3% em 12 das 18 cidades da região de Piracicaba (SP) no primeiro trimestre desde ano, segundo dados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Na metrópole, o número de acidentes do tipo dobrou: de 15 ocorrências registradas no mesmo período de 2023, a quantidade de ocorrências foi para 30 neste ano. Veja, abaixo, os dados por cidade. 👇
visualisation/17911533/
Prejuízo para todos
Os prejuízos causados por este tipo de acidentes afetam muitas pessoas, de moradores a comerciantes da região, por conta da suspensão da energia elétrica. Foi o caso do seu Luiz Franz Posledink, dono de uma loja de autopeças no centro de Piracicaba.
Em março, o comerciante ficou um dia inteiro sem energia elétrica e linha telefônica quando um caminhão atingiu dois postes e dois carros estacionados. “Foi um transtorno, com certeza, porque hoje o telefone é a base de tudo”, diz o comerciante. “Atrapalha também nas vendas, porque às vezes a pessoa quer nos procurar e acaba não encontrando”.
Perto dali, o dentista João Marcos Renci precisou desmarcar todos os pacientes. “Perdi meu dia de trabalho”, lembra.
Mesmo que a energia não seja suspensa logo após o acidente, ainda há possibilidade que o desligamento seja necessário.
“O distribuidor depois, para reparar aquele poste, tem que desligar a energia. E esse desligamento pode envolver o hospital, pode envolver escola, unidades residenciais que tenham uma UTI domiciliar em casa. Então isso é um transtorno não só para quem está envolvido no acidente, é um transtorno para toda a população em torno”, diz Fernando Amaral Zica, consultor de relacionamento da CPFL Paulista.
1 poste a cada 5 dias
No ano passado, Piracicaba e Limeira registraram em média um poste derrubado em acidentes de trânsito a cada cinco ou seis dias, respectivamente, segundo levantamento feito pelo g1 a partir dos dados fornecidos pelas concessionárias de energia das cidades.
🤔Quanto custa? Os reparos da estrutura e fiação ficam em torno dos R$ 6 mil e devem ser financiados pelos responsáveis dos acidentes, que devem arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.
“Além da implantação dos postes, na maioria das vezes os técnicos da concessionária ainda precisam reconstruir a rede elétrica que foi destruída devido ao acidente, um serviço complexo e que demanda tempo e esforço das equipes”, diz a Neoenergia Elektro, concessionária responsável pelo serviço em Limeira.
Dependendo da gravidade do acidente, os eletricistas também precisam aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção.
Caminhão atinge poste de energia elétrica e carros estacionados na Rua Santo Antônio em Piracicaba
Caroline Giantomaso/g1
Orientações para os motoristas
Quais os cuidados necessários em caso de acidente? ⚠️
A principal orientação de segurança nesse tipo de acidente é que, se cabos forem partidos e vierem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da concessionária.
Outra orientação, segundo o consultor de relacionamento da CPFL Paulista, é a forma com que o motorista deve sair do veículo caso haja iminência de incêndio.
“Procurar se arrastar, ou saltar para longe do carro, ou arrastando os seus pés continuamente, sem passadas, para que essa passada não possa ser um condutor de eletricidade”, diz Amaral Zica.
Pedestres próximos ao local do acidente também devem tomar cuidado. “Quem está passando em volta tem que se atentar a esse risco. Fiquem longe, não tentem com bastão, com madeira ou qualquer outro equipamento retirar os cabos locais” orienta.
Quais os riscos? 🚨
Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão.
Como proceder em caso de acidente? 📝
A Neoenergia Elektro alerta também que, em caso de acidente com poste da rede elétrica, é fundamental manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a concessionária por meio do número 0800 701 01 02.
Motorista dormiu no volante e colidiu o carro com um poste no Centro de Piracicaba
Guarda Civil Municipal de Piracicaba
Orientações e prevenção 📝
A maior prevenção, segundo a Elektro, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes.
Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.
Como evitar acidentes? 🚦
E para evitar colisões contra postes, a Neoenergia Elektro destaca importantes dicas no trânsito:
Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores
Não use celular quando estiver dirigindo. Além da infração gravíssima, o motorista poderá colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas
Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário
Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
Sempre mantenha distância segura do veículo à frente
Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica
Nunca dirija com sono
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
1
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1