• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Hospital realiza cirurgia inédita em SC com uso de inteligência artificial em paciente 

A cardiologia em Santa Catarina viveu um episódio histórico nesta semana. Isso porque, foi realizada, pela primeira no Estado, uma cirurgia de angioplastia com uso de Inteligência Artificial em uma paciente. O procedimento foi realizado na terça-feira (14), no Imperial Hospital Caridade, de Florianópolis.

Cirurgia inédita foi realizada no Hospital de Caridade, em Florianópolis

Cirurgia foi realizada no Hospital de Caridade, em Florianópolis – Foto: Leo Munhoz/ND

“Foi um procedimento em que a gente utilizou dois equipamentos, que estão disponíveis somente no Hospital de Caridade, que foi a tomografia de coerência óptica, associada à inteligência artificial, pela primeira vez no estado, numa angioplastia”, explica o médico Marcelo Harada Ribeiro, cardiologista intervencionista e um dos especialistas responsável pela realização do procedimento.

A tomografia de coerência óptica é um método de imagem que permite uma visualização detalhada do interior das artérias. Associada à inteligência artificial melhora, significativamente, a precisão do diagnóstico e do tratamento, como explicou o médico.

Paciente grave passou pela cirurgia inédita em SC

A paciente que passou pelo procedimento tem de 68 anos e é moradora de Balneário Camboriú. O médico contou que ela é diabética, hipertensa e estava com insuficiência cardíaca. Segundo ele, a mulher sentia muitas dores e precisou ir às pressas ao hospital.

“Podemos atuar na hora certa, com equipamentos certos, e tivemos um resultado muito bom. Ela já está sem dores, já teve alta da UTI em menos de 24 horas, e deve ter alta hospitalar nos próximos dias”, informou o profissional.

O especialista destaca que o procedimento foi bem sucedido e auxiliou a equipe a diagnosticar a vulnerabilidade de uma placa que estava instável na paciente. Segundo ele, a ação rápida pode evitar um infarto e até possível morte. Harada explicou que as placas instáveis têm sete a 10 vezes mais chances de romper, quando comparadas com placas estáveis.

Nesse quesito, a ajuda da tecnologia permitiu que os especialistas pudessem planejar a intervenção com precisão e possibilitou visualizar as características da placa, determinar o tamanho e comprimento ideais do stent, além de assegurar a qualidade da implantação.

Médico responsável pela cirurgia inédita em SC, Marcelo Harada Ribeiro

Uma das maiores autoridades do país na área médica do coração, Marcelo Harada Ribeiro foi responsável pelo procedimento – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Angioplastia e o uso da tecnologia

Harada comentou que já planejava fazer o procedimento, o que seria assistido por outros profissionais, mas como a paciente teve o caso agravado, o procedimento teve que ser antecipado.

O médio explicou que ao usar a inteligência artificial no procedimento realizado na paciente, a equipe médica conseguir otimizar o resultado da angioplastia. Isso porque, segundo ele, o uso da inteligência artificial, com a imagem intravascular, reduz a taxa de infarto, morte e novas vascularizações. Essa redução pode chegar em até 40%.  “É um número altíssimo”, destaca.

Na avaliação do médico, essa tecnologia representa um grande avanço na cardiologia, pois melhora a segurança, a precisão e a eficácia dos tratamentos. O que gera benefícios direto aos paciente.

Desta forma,  ele ressalta a importância de divulgar essas inovações tecnológicas, como forma de incentivar o uso pelos profissionais da saúde, em especial os cardiologistas. Inclusive, segundo ele, será realizado, nesta sexta e sábado (17 e 18), o 2º Simpósio Internacional de Cardiologia, com tema “Inteligência Artificial nos Casos de Angioplastias Complexas”. O evento, que é gratuito, acontecerá na Hemodinâmica – Unidade Imperial Hospital de Caridade, com transmissão ao vivo de cirurgias.

Médico responsável pela cirurgia inédita em SC, Marcelo Harada Ribeiro

PHD pela Faculdade de Medicina da USP, médico atua no SOS Cárdio, no Caridade:Baía Sul e no Centro Catarinense de Cardiologia – Foto: Leo Munhoz/ND

Angioplastia

A angioplastia é um tratamento que visa desobstruir as artérias do coração. Conforme o médico, a técnica para restaurar o fluxo sanguíneo nas artérias do coração, que podem estar bloqueadas ou estreitadas, utilizam balões ou stents.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.