• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Reunião do G20: afinal, o que será discutido em Teresina?


O encontro do fórum de cooperação econômica internacional acontece na próxima semana e será uma das etapas para uma aliança global de combate à fome e à pobreza no mundo. Ministro Wellington Dias fala sobre reunião do G20 em Teresina
As bandeiras que enfeitam a Ponte Juscelino Kubitschek anunciam a chegada do G20, encontro entre representantes das mais importantes nações do mundo que acontece na próxima semana em Teresina.
Mas, afinal, o que vai ser discutido no G20 em Teresina?
Também conhecido como Grupo dos Vinte, o G20 nasceu após uma sequência de crises econômicas que assolaram o mundo na década de 1990. No ano de 1999, foi criado um fórum multilateral entre países industrializados e emergentes, composto na época por ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais, que inicialmente tinha como foco debater questões econômicas e financeiras mundiais.
No ano de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, por unanimidade, por 193 Estados membro, uma agenda global para acabar com a pobreza até 2030, e buscar um futuro sustentável para o planeta.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Entretanto, esses objetivos se perderam nos anos seguintes, e o que aconteceu foi um crescimento da pobreza. Em 2022, o mundo contabilizava 735 milhões de pessoas no mapa da fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar (falta de acesso pleno e regular aos alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais).
Em 2023, o Brasil se tornou, pela primeira vez, o presidente rotativo do G20. Em reunião na Índia, o presidente Lula definiu que o objetivo seria a retomada do combate à pobreza.
Assim, a principal meta do G20 se tornou a formação de uma aliança global entre países e organismos internacionais em prol do combate à fome e à pobreza em todo o planeta.
O encontro no Piauí é o quarto evento do G20 sob presidência do Brasil. A capital do Piauí vai receber 54 delegações de representantes de:
países que integram o G20 (as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia)
Países convidados
Organismos internacionais, como a Unissef, Banco Mundial, FAO, e outros).
As delegações vão se reunir mais uma vez para discutir quais estratégias poderão ser implementadas para o efetivo combate à fome e à pobreza. Espera-se que os países com mais recursos possam fornecer investimentos, conhecimentos e iniciativas, e os países que precisam de ajuda possam apresentar suas realidades e necessidades, em busca de apoio.
Em Teresina haverá uma rodada de negociações entre as delegações, de apresentação de prioridades e necessidades e de definição de estratégias.
Mas a aliança não será firmada no Piauí. Isso deve acontecer em novembro de 2024, no encontro do G20 no Rio de Janeiro. Na ocasião, estarão reunidos os líderes, presidentes e primeiros-ministros dos países que fazem parte do grupo.
Entretanto, segundo o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, a expectativa é que no Piauí os termos da aliança sejam definidos.
“Pelo que já aconteceu, é grande a possibilidade de, em Teresina, a gente ter os termos do acordo para a aliança global contra a fome e a pobreza”, comentou o ministro (vídeo acima).
Veja a programação
Teresina sedia evento do G20 que forma força-tarefa contra a pobreza
Teresina recebe na próxima semana o Grupo dos 20 (G20), o principal fórum de cooperação econômica internacional, e terá uma um evento, na segunda-feira (20), aberto ao público. Confira abaixo a programação completa e saiba como participar.
No primeiro dia, segunda (20), a partir das 8h30, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), haverá a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas que devem ser levadas ao G20.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
No evento, os ministérios que compõem a Caisan darão suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, foco da reunião do G20.
Reunião do G20 em São Paulo
Diogo Zacarias/MF
O objetivo é que iniciativas contra a insegurança alimentar e a miséria que tiveram êxito possam ser adaptadas e implementadas em outros países.
Após a reunião da Caisan, será realizado, às 10h, o seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza”, com apresentação de pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Ainda no seminário, será apresentado também o estudo “Medidas de Desenvolvimento Humano e políticas públicas no Piauí (2000-2024)”, que vai abordar o histórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado ao longo dos últimos 25 anos, e destacar políticas públicas e estratégias adotadas no enfrentamento à fome e à pobreza.
Interessados em participar da reunião da Caisan e no seminário devem fazer pré-inscrição online. As vagas estão sujeitas à lotação do auditório.
Haverá ainda, durante a tarde, uma reunião intitulada “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”, com participação do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e do governador do Piauí, Rafael Fonteles.
Restante da programação
Centro de Convenções de Teresina
Ilanna Serena/g1 Piauí
A 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza acontece entre quarta (22) e quinta-feira (24).
O evento reunirá mais de 50 delegações internacionais no Centro de Convenções de Teresina, para acertar os termos finais da Aliança Global.
Na quinta, as delegações do G20 farão duas visitas de campo. A primeira será na horta comunitária do povoado Ave Verde.
Lá, os visitantes poderão ver, na prática, como funcionam os programas de combate à fome e como é incentivada a produção da agricultura familiar no entorno da capital.
Em seguida, os participantes irão à Quitanda da Agricultura Familiar, no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde os produtores podem comercializar seus alimentos, cultivados localmente, para o consumidor, encerrando a programação em Teresina.
Reuniões G20 no Brasil
O “Grupo dos 20”, conhecido como G20, é uma organização que reúne ministros da economia e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo (19 países, União Europeia e União Africana). O Brasil é, pela primeira vez, desde dezembro de 2023, presidente do G20.
Com isso, foram escolhidas 13 cidades-sede para receber reuniões temáticas do grupo durante a gestão brasileira, que terá um ano de duração e deverá se concentrar em três temas: desenvolvimento sustentável; reforma das instituições multilaterais; e combate à fome, à pobreza e à desigualdade.
Desde dezembro, houveram encontros em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Depois de Teresina, o grupo voltará a se reunir em Belo Horizonte (MG), nos dias 26 e 29 de maio.
As reuniões ocorrem até novembro, culminando a 19ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20, marcada para novembro no Rio de Janeiro.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.