• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Nível do Guaíba segue em redução e cai para 4,53 metros em Porto Alegre


Nas últimas 24 horas, o patamar da água baixou 17 centímetros, conforme medição realizada às 8h15 deste sábado (18) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá. Água corre da direita, onde fica o Centro de Porto Alegre, para a esquerda, o Guaíba
André Ávila/Agência RBS
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, segue em redução. Nas últimas 24 horas, o patamar da água baixou 17 centímetros, caindo de 4,70 metros para 4,53 metros, conforme medição realizada às 8h15 deste sábado (18) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá. A marca ainda está mais de 1,50 metro acima da cota de inundação (3 metros).
Na sexta-feira, o recuo do nível do lago permitiu a retirada de uma comporta no Centro Histórico, facilitando o escoamento da água acumulada nas ruas. Com a operação, será possível acessar duas casas de bomba, que ajudam a drenar a água acumulada nas ruas para fora da área urbana.
VÍDEO: porca é salva com o focinho fora d’água
VÍDEO: menino improvisa madeira para carregar bicicleta
‘Aquece o coração’: voluntárias montam lavanderia solidária
As comportas são grandes portões de ferro que impedem que a água do lago invada a cidade. Já as bombas são equipamentos elétricos que bombeiam para fora da cidade a água que toma as redes de esgotos. Com as cheias, houve problemas nesse sistema, o que permitiu a inundação de parte da área urbana da capital.
Prefeitura de Porto Alegre derruba comporta para escoar água das ruas
Com o recuo do Guaíba, a população começou a retornar às suas casas e apartamentos para descobrir quais pertences foram perdidos e que ainda pode ser salvo.
A reportagem da RBS TV encontrou entulho reunido em frente às residências. Eram móveis, colchões e eletrodomésticos – material que havia sido retirado de dentro dos imóveis, muitos deles estragados por conta dos dias debaixo d’água.
Moradores tentam limpar ruas onde a água abaixou, em Porto Alegre
Nesta sexta-feira (17), o Rio Grande do Sul chegou a 154 mortes em razão dos temporais. O governo do estado anunciou o pagamento de R$ 2,5 mil para famílias na faixa da extrema pobreza, além de um plano de reconstrução de cidades afetadas pela tragédia.
Governo federal anuncia contratações e recursos emergenciais para o RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
m
Adicionar aos favoritos o Link permanente.