• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Maior candomblé de rua do mundo, Bembé do Mercado, na Bahia, termina no domingo com entrega de presentes para orixás


Evento que celebra o fim da escravidão e a resistência do povo preto acontece há 135 anos em Santo Amaro, no recôncavo. Festejos do Bembé do Mercado serão encerrados no domingo (19), em Santo Amaro.
A programação que celebra os 135 anos do tradicional Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, terminará no domingo (19), após seis dias de festa em Santo Amaro, no recôncavo. A iniciativa recorda o fim da escravidão e a resistência do povo preto, e será encerrada com a entrega de presentes para Oxum e Iemanjá, chamadas rainhas das águas nas religiões de matrizes africanas.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Na noite deste sábado (18), o jornalista Ricardo Ishmael, da TV Bahia, mostrou, em primeira mão, os dois grandes balaios que carregam presentes que serão depositados no mar aos orixás. Flores, frutas e outros alimentos foram selecionados para agradar Oxum e Iemanjá através das oferendas mais que especiais.
“É um balaio ecológico, porque os orixás cultuam a natureza, assim como nós devemos respeitá-la e preservá-la. Nosso presente homenageia os peixes, as águas, o mar, como um todo”, disse Pai Pote, babalorixá do terreiro Ilê Axé Oju Onirê e presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado.
Os balaios são confeccionados pelas filhas e filhos de santo do terreiro comandando por pai Pote e serão depositados no início da tarde de domingo, nas águas calmas e cristalinas da praia de Itapema, que pertence a Santo Amaro e fica a pouco mais de 10 km da sede do município.
Pai Pote é considerado “guardião” do Bembé do Mercado
Edgar de Souza/Divulgação
O Bembé do Mercado é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional desde 2019 e Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012. Há cinco anos, tramita um processo na sede Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visando o reconhecimento como patrimônio da humanidade.
A edição deste ano começou na última segunda-feira (13) e reúne mais de 60 comunidades quilombolas e terreiros de religiões de matriz africana. A programação conta com atividades religiosas, shows, feiras, rodas de conversa, oficinas, exposições, entre outros. [Veja a agenda deste domingo no fim da matéria]
Bembé do Mercado, candomblé, samba de roda: Santo Amaro preserva raízes africanas até os dias atuais
História
Bembé do Mercado, em Santo Amaro, no recôncavo da Bahia
Bembé do Mercado
O Bembé do Mercado teve início exatamente um ano após a abolição da escravatura. A manifestação cultural e religiosa acontece desde o final do século XIX, quando um grupo de negros se reuniu em praça pública, na cidade de Santo Amaro, para comemorar a Abolição da Escravatura, declarada em 13 de maio de 1888, com culto aos orixás.
A festa é reforçada pelos praticantes como um culto às divindades das águas representadas por Iemanjá e Oxum, sendo também momento de agradecer pela proteção individual e coletiva.
São três momentos cerimoniais: os ritos ligados ao fundamento da festa (as cerimônias para os ancestrais, o Padê de Exu, o Orô de Iemanja e Oxum); o Xirê do Mercado; e a entrega dos Presentes destinados a Iemanjá e a Oxum.
Existem diversas teorias sobre o uso do nome Bembé, quase todas assentadas nos processos da diáspora africana – que é o nome dado à imigração forçada de homens e mulheres do continente.
Entretanto, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com os praticantes mais antigos, indica que o nome deriva de candomblé́.
Confira a programação de domingo, 19 de maio:
9h – 11h | Xirê – Saída para entrega dos Presentes
Local: Largo do Bembé.
11h – 12h | Cortejo e Carreata de Saída dos Presentes para Itapema
Local: Largo do Bembé.
13h – Entrega dos Presentes de Oxum e Iemanjá em Itapema
Local: Orla de Itapema
14h – 15h | Apresentação Cultural – Samba Chula Raízes de São Braz
Local: Orla de Itapema
15h – 16h | Apresentação Cultural – Samba de Roda Raízes de Acupe
Local: Orla de Itapema
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.