• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Prefeitura substitui cartão de ônibus por biometria facial em Boa Vista; veja como recadastrar


Recadastramento deve ser feito no terminal do Centro da cidade, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h aos sábados. Sistema de biometria facial é implantado nos ônibus do transporte público de Boa Vista
Giovani Oliveira/Semuc/Divulgação
A prefeitura vai implantar, a partir do dia 31 de maio, o sistema de biometria facial para quem anda de ônibus no transporte público de Boa Vista. Com isso, o tradicional cartão não será mais válido e as pessoas precisam fazer o recadastramento para o novo sistema.
Para fazer o recadastramento ir até o terminal de ônibus urbano José Campanha Wanderley, no Centro da cidade, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h aos sábados. São necessários os seguintes documentos:
RG
CPF
Comprovante de residência
Estudantes: comprovante de matrícula ou declaração de vínculo com a instituição de ensino
Pessoas com deficiência (PCDs): laudo atualizado
Usuários do Cartão Cidadão: apenas os documentos pessoais
A mudança nos antigos validadores de bilhetagem dos ônibus onde o cidadão passa o cartão para liberar a catraca ocorre devido à instalação de equipamentos modernos com tecnologia de reconhecimento facial que tem como objetivo uma gestão mais eficiente e segura do sistema, evitando fraudes no uso dos cartões.
“Com a tecnologia da biometria facial, apenas o dono do cartão poderá usá-lo. Em caso de perda, roubo ou furto, ninguém, além do titular, conseguirá usar o saldo disponível”, explica Diego Hauck, que é gerente da empresa que detém a concessão do transporte público Cidade Boa Vista Transportes Urbanos Ltda
Os novos equipamentos otimizam a coleta de dados e garantem a confiabilidade das informações, além de simplificar a operação do sistema.
“Ao registrar cada passagem, os validadores fornecem dados precisos sobre o número de usuários em cada linha e horário. Essas informações são essenciais para identificar áreas de alta demanda e otimizar a oferta de serviços, como a quantidade de ônibus em circulação”, explicou.
Transferência de saldo
Os usuários que ainda possuem saldo no cartão antigo podem transferir o valor para o novo sistema de cartão no guichê de recarga do Terminal José Campanha Wanderley, no Centro. A transferência é gratuita e pode ser feita qualquer dia da semana, durante o horário de funcionamento do terminal.
No guichê de atendimento do mini terminal Luiz Canuto Chaves, na Praça do Centro Cívico, será possível fazer apenas a transferência de saldo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.