• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Cinomose e parvovirose: doenças contaminam cães e podem levar a morte

A Prefeitura de Camboriú fez um alerta sobre os perigos das doenças cinomose e parvovirose em cães. De acordo com a Fundação do Meio Ambiente (FUCAM), cerca de 90% dos animais afetados morrem.

Os dois vírus podem ser contraídos com facilidade pelo contato com outros animais infectados, contato com fezes de outros animais infectados e o contato com superfícies contaminadas.

A Prefeitura de Camboriú faz alerta sobre as doenças altamente contagiosas cinomose e parvovirose que atingem cães – Foto: SECOM Camboriú/ Divulgação

A FUCAM informa que todos os cachorros podem contrair essas doenças, mas existem vacinas preventivas contra estes vírus. Porém, os imunizantes não estão disponíveis pela rede pública.

Cinomose e parvovirose atacam intestino e são altamente contagiosas

A cinomose é uma doença contagiosa e é transmitida pela inalação de um vírus. Ela ataca respiração, o gastrointestinal e o sistema nervoso. Todos os cães podem ser contaminados, pincipalmente filhotes não-vacinados.

Também altamente contagiosa, a parvovirose causa dor gastrointestinal aguda. O vírus pode sobreviver no ambiente por anos.

Vacina aumenta chance de cães sobreviveram às doenças

Para combater os vírus, existe a vacina V10, que também atua na prevenção de coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina e 4 tipos de leptospirose.

Vacina aumenta chance de cães sobreviveram à cinomose e parvovirose  – Foto: Reprodução/EBC/ND

Os cães vacinados têm 92% de chance de sobreviverem, enquanto os que não se vacinam possuem a taxa de sobrevivência de 5 a 10%. O imunizante custa entre R$ 80 e R$ 150 em Camboriú e é necessário tomar 3 doses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.