• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Primeiras ecobarreiras instaladas em igarapés impediram que 60 toneladas de lixo chegassem ao rio Negro, diz prefeitura


Prefeitura recolhe cerca de 500 a 700 toneladas de resíduos sólidos por mês e a meta, com as ecobarreiras instaladas nos 33 igarapés da capital, é reduzir essa quantidade em até 70% a 80%. Ecobarreiras evitam que lixo chegue até ao Rio Negro, em Manaus
Semcom
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizou o serviço de transbordo de resíduos retirados dos rios e igarapés nos últimos 30 dias em Manaus. De acordo com o prefeito David Almeida, somente com as três ecobarreiras já implantadas, foi possível recolher cerca de 60 toneladas de lixo que foram impedidas de chegar até o rio Negro.
A expectativa é de que a quantidade de resíduos seja menor, por conta da utilização das ecobarreiras instaladas durante esse período.
A prefeitura recolhe cerca de 500 a 700 toneladas de resíduos sólidos por mês e a meta, com as ecobarreiras instaladas nos 33 igarapés da capital, é reduzir essa quantidade em até 70% a 80%.
As próximas ecobarreiras serão instaladas nos igarapés do Quarenta, Passarinho e do Franco, nas zonas Sul, Norte e Oeste da capital, respectivamente.
O prefeito acrescentou que esse trabalho integra o projeto Anjos da Floresta, que visa recuperar os mananciais da capital no prazo de 10 a 15 anos. Além disso, há previsão de redução de gastos com limpeza pública em até 20%, mas para isso também é necessária a conscientização de toda a população, pois esse lixo é fruto do descarte irregular.
“Nós vamos trabalhar a conscientização ambiental para que as pessoas possam fazer o descarte correto desses resíduos sólidos, e assim a gente possa economizar 20% desse orçamento que temos para o lixo, para aplicar em segurança, em educação, infraestrutura, mobilidade urbana, e assim viver numa cidade melhor”, completou Almeida.
Os materiais recolhidos da orla da cidade pelas equipes da secretaria foram transportados do porto Trairi, no bairro Compensa, zona Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, AM-010 (Manaus – Itacoatiara).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.