• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Irã continua buscas por helicóptero do presidente nesta segunda (20)

Ebrahim Raisi voltava do Azerbaijão no último domingo (19) quando, segundo a imprensa oficial iraniana, sua aeronave se envolveu em um incidente por conta de condições climáticas adversas. Estado de saúde não foi divulgado. Chuva e vento dificultam buscas do helicóptero do presidente do Irã
O helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, envolveu-se em um incidente aéreo por volta das 13h (no horário local) no último domingo (19), segundo a imprensa oficial do país.
As expectativas de encontrar o presidente com viva são baixas, visto que a aeronave foi completamente queimada, segundo a Reuters.
AO VIVO: Acompanhe as atualizações sobre o incidente
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Até a última atualização desta reportagem, um drone enviado pela Turquia havia identificado uma “fonte de calor”, indicando que poderia ser dos destroços do helicóptero que transportava o presidente iraniano. As coordenadas foram enviadas para as autoridades iranianas.
Os estados de saúde de Raisi e dos demais ocupantes da aeronave não foram divulgados (veja quem estava a bordo). As outras duas aeronaves que levavam oficiais da comitiva presidencial conseguiram aterrissar em segurança.
O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, disse que dois passageiros do voo conseguiram se comunicar com as equipes de resgate, e que isso indicaria que o incidente não foi tão grave.
Um oficial iraniano afirmou em condição de anonimato à agência de notícias Reuters que “estão esperançosos, mas que as informações que chegam sobre o acidente são preocupantes”.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que “a nação iraniana não deve se preocupar”. Ele afirmou que não haverá interrupção nas operações do país, e que espera que o presidente e os demais ocupantes do voo voltem logo para casa.
A agência de notícias estatal Fars pediu aos iranianos que orem pelo presidente iraniano.

.
Incidente ocorreu em região montanhosa
Segundo a agência de notícia estatal iraniana IRNA, a aeronave envolveu-se em um incidente entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, em razão de condições climáticas adversas. Mais cedo, Raisi havia inaugurado uma barragem no Azerbaijão (veja no vídeo abaixo).
Presidente do Irã visita projeto de barragem horas antes do incidente com helicóptero
O ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, afirmou à TV estatal do país que as equipes de resgate podem levar algum tempo para chegarem à aeronave, devido ao mau tempo na região.
A Irna disse que o local do incidente foi identificado, mas a organização Crescente Vermelho, que participa das buscas, informou que o helicóptero ainda não foi encontrado, segundo a agência.
Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã
Entenda quem assume o cargo em caso de morte do presidente do Irã
VÍDEOS: Veja imagens do resgate
Quem é Ebrahim Raisi
Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã
Ebrahim Raisi, de 63 anos, foi eleito em 2021 para um mandato de 4 anos, com discurso de defensor das classes desfavorecidas e de combate à corrupção.
Ultraconservador e partidário declarado do regime atual do país, Raisi foi liderança do judiciário iraniano e é acusado de ter participado da execução de cerca de 3 mil dissidentes na década de 1980 sem processo judicial.
Em 2022, já sob Raisi, o governo iraniano reagiu com violência à onda de protestos que pediam justiça por Mahsa Amini, uma jovem que morreu três dias após ser presa por não usar adequadamente o véu em local público. Mais de 500 manifestantes foram mortos nos protestos, segundo a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (Hrana).
Na ocasião, Raisi afirmou que o Irã deveria “lidar de forma decisiva com aqueles que se opõem à segurança e tranquilidade do país”.
No plano internacional, Irã viveu um escalada de tensão com Israel que, em 1º de abril, matou 7 membros da Guarda Revolucionária num ataque à embaixada iraniana na Síria. Em resposta, em 13 de abril, o Irã lançou um ataque contra Israel, que retaliou em 18 de abril.
O que acontece se o presidente do Irã morre?
De acordo com o artigo 131 da Constituição da República Islâmica, se um presidente ficar incapacitado de exercer suas funções ou morrer no cargo, o vice-presidente assume a posição.
A sucessão só ocorre com a aprovação do líder supremo, hoje o aiatolá Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado (veja mais sobre isso no vídeo do comentarista da GloboNews, Guga Chacra, abaixo).
Entretanto, o governo do vice é apenas transitório. Um conselho composto pelo vice-presidente, pelo presidente do Parlamento e pelo chefe do poder judiciário deve organizar novas eleições em até 50 dias.
Guga Chacra: Presidente não é a figura mais importante do regime iraniano

Adicionar aos favoritos o Link permanente.