• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Acabe com a dor no joelho! Exercício quase ‘milagroso’ pode ajudar a prolongar a sua vida

Um estudo publicado na revista acadêmica Medicine & Science in Sports & Exercise revela que o ciclismo pode ser a solução para dor no joelho e ainda aumenta as chances de uma vida mais longa.

Dor no joelho, causada por osteoartrite é comum depois dos quarenta anos

Dor no joelho, causada por osteoartrite é comum depois dos quarenta anos – Foto: Freepik/ND

A pesquisa indica que pessoas que praticam ciclismo regularmente têm 21% menos probabilidade de desenvolver osteoartrite (artrose), uma forma comum e debilitante de artrite que afeta milhões de pessoas.

Dor no joelho é um sintoma comum da osteoartrite

Segundo a SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia), a osteoartrite (artrose) é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”.

Dor, inchaço e supercrescimento ósseo são sintomas comuns da osteoartrite, bem como a rigidez ao despertar ou após inatividade que desaparece dentro de 30 minutos, especialmente se a articulação for movida.

Conforme o manual da MSD, a osteoartrite geralmente começa quando a pessoa tem entre 40 e 50 anos e afeta quase todas as pessoas em algum grau por volta dos 80 anos.

Antes dos 40 anos, os homens desenvolvem osteoartrite com mais frequência do que as mulheres, geralmente devido à lesão ou deformidade.

Ciclistas tem menos chances de adquirir artrite

Ciclistas ter uma menor probabilidade de terem dor no joelho, afirma estudo

Ciclistas ter uma menor probabilidade de terem dor no joelho, afirma estudo – Foto: Freepik/ND

Os cientistas entrevistaram 2.600 participantes com idade média de 64 anos, todos com risco elevado de desenvolver artrite no joelho devido a fatores como peso, histórico familiar ou lesões anteriores.

Os resultados das radiografias feitas nos participantes mostraram que os ciclistas tinham significativamente menos evidências radiográficas e sintomas de osteoartrite em comparação com aqueles que não tinham o hábito de pedalar.

Os benefícios do ciclismo são atribuídos ao seu baixo impacto nas articulações. O movimento repetitivo do pedalar ajuda a circular o fluido sinovial ao redor do joelho, funcionando como um lubrificante que facilita o movimento e fornece nutrientes à cartilagem.

Ao contrário de atividades de alto impacto, como a corrida, o ciclismo exerce menos pressão sobre as articulações, tornando-se uma atividade sustentável ao longo da vida.

O ciclismo é considerado um ótimo exercício de baixo impacto e ainda, promete acabar com a dor no joelho. – Foto: Freepik/ND

Além de reduzir o risco de osteoartrite, o ciclismo também está associado a uma maior longevidade. Pesquisas anteriores indicam que pedalar por apenas uma hora por semana pode reduzir em 22% a probabilidade de morte prematura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.