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CPTM prorroga convênio com SPTrans para implantação do Terminal de ônibus Estação Varginha

Obras foram contratadas em agosto de 2022 a um custo de R$ 88 milhões, após atrasos na licitação

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ampliou por mais 36 meses convênio assinado com a SPTrans destinado a viabilizar a implantação do Terminal Estação Varginha, localizado junto à futura estação Varginha, da Linha 9 – Esmeralda, na Zona Sul do município de São Paulo.

O convênio original foi assinado em 29 de maio de 2020, e tinha prazo de 36 meses, portanto venceu antes da obra ser implantada.

A licitação para execução das obras visando a implantação do novo Terminal de Ônibus sofreu atrasos, e só foi concluída com a assinatura do contrato em agosto de 2022.

A empresa contratada, após o processo licitatório, foi a Paulitec Construções, no valor de R$ 88,2 milhões. O prazo de vigência do documento é de 36 meses, sendo 24 meses para execução das obras e 12 meses de operação assistida. (Relembre)

Em 22 de fevereiro de 2023, a CPTM contratou no valor de R$ 7,4 milhões (R$ 7.406.916,56), um consórcio para supervisionar as obras de extensão da Linha 9-Esmeralda e da construção do Terminal de Ônibus previsto para ser integrado à estação Varginha. (Relembre)

A Linha 9 – Esmeralda, da CPTM, se desenvolve em via dupla, desde a estação Osasco até a estação Grajaú. No trecho entre a estação Grajaú e a futura estação Varginha serão implantadas novas vias ao longo da faixa ferroviária existente, com aproximadamente 4.360 metros de extensão.

Atualmente, a CPTM está implantando o prolongamento da referida linha até o extremo Sul da região metropolitana de São Paulo, objetivando sua extensão da estação Grajaú até a região de Varginha, onde deverá ser implantada uma nova estação de trens metropolitanos denominada Estação Varginha.

O atual terminal de ônibus da SPTrans, denominado Terminal Varginha, está nas localizado nas proximidades, o qual compõe o Corredor de Ônibus Parelheiros – Rio Bonito – Santo Amaro.

A elaboração do projeto de construção de um novo terminal de ônibus da SPTrans, denominado Terminal Estação Varginha, considerou a necessidade de criação de um novo polo de integração com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM, bem como a necessidade de ampliação das áreas de integração do Sistema Tronco alimentado sobre pneus, e consequente atendimento da demanda de passageiros das linhas do corredor Paulo Guilguer, originários dos bairros situados no extremo Zona Sul de São Paulo.

A supervisão das obras em apoio à CPTM contempla o planejamento, monitoramento e controle de todas as atividades relacionadas às intervenções das obras. A realização destes serviços deve garantir à companhia de trens, dentre outros, o monitoramento e controle físico e financeiro das obras, das ações socioambientais e de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, bem como assegurar a qualidade dos materiais e dos serviços aplicados e análises e prevenção de riscos às obras.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

 

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