• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Prefeitura quer doar área de R$ 19 milhões para construção do novo IML em Sorocaba


Iniciativa em está em projeto de lei que deve ser analisado na sessão desta quinta-feira (15) do Legislativo sorocabano. Feriado de Tiradentes vai alterar rotina de alguns dos serviços públicos em Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba (SP) tem interesse em doar uma área de mais de 13,4 mil metros quadrados em um bairro nobre de Sorocaba, na zona sul da cidade, para a construção da nova sede do Instituto Médico Legal (IML). O local está avaliado em mais de R$ 19 milhões. A iniciativa está em projeto de lei que deve ser analisado na sessão desta quinta-feira (15) do Legislativo sorocabano.
De acordo com o projeto de lei 160 de 2023, de autoria do Executivo, a doação do terreno, que fica entre as avenidas Adolfho Massaglia e Professora Yolanda Berti Justi, é para a Fazenda do Estado de São Paulo, para a construção do prédio da Polícia Cientifica, com o IML e o Instituto de Criminalística. O local da doação, conforme o documento, fica em área institucional do Residencial Tivoli Park.
Pelo projeto de lei, o estado teria oito anos para construir o prédio. Em dois anos, devem ser apresentados os projetos para o local, em especial, o arquitetônico. O local, após a doação, caso confirmada, não poderá ser usado para outras finalidades.
Reação
Após as informações de que há a possibilidade de doação da área para o IML, a reação foi imediata dos moradores que vivem próximos do local. Donos de imóveis no Residencial Mont Blanc iniciaram coletas de assinatura em um abaixo-assinado contra a medida. Eles citam que a construção traria sérios problemas para todos os moradores.
Em textos que circulam em aplicativos de mensagem, o teor também é de desaprovação. “Caso isso ocorra, os valores dos imóveis, dos condomínios entre outros itens, sofrerá a maior desvalorização dessa região, que também irá atingir as imediações em decorrência da depreciação, em razão a esse projeto de Lei, a qual em suma, está atrelada a falta do bom senso do Poder Público, em indicar essa região para tal finalidade. Não podemos permitir que isso aconteça!! Repassem essa mensagem”, afirma uma delas.
Tramitação
O projeto de lei, que está em tramitação desde 23 de maio, tem parecer favorável da Secretaria Jurídica da Câmara de Sorocaba. As comissões de Justiça e de Regularização Fundiária também emitiram parecer favorável ao projeto. Ou seja, não há impedimentos para ele ser aprovado.
A sessão da Câmara de Sorocaba está prevista para ocorrer a partir das 9h desta quinta-feira.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1