• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Hemocentro em Santarém realiza programação especial no ‘Dia Mundial do Doador’


Cardápio junino foi preparado para os doadores. Programação ocorre até às 17h. Campanha Junho Vermelho atrai doadores ao Hemocentro Regional de Santarém
Sílvia Vieira / g1
O Hemocentro Regional de Santarém, oeste do Pará, está realizando uma programação especial nesta quarta-feira (14), em comemoração ao Dia Mundial e também ao Dia Municipal do Doador de Sangue. A programação começou cedinho e segue até às 17h. Pela manhã teve música ao vivo e apresentação da Banda do 8º BEC, bolo comemorativo e lanche especial do cardápio junino.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com a gerente regional do Hemocentro, Rita Favacho, os doadores compareceram em peso para fazer doação nesta quarta, mas nem sempre é assim, daí a necessidade de sempre se fazer campanhas para incentivar novas doações.
“Na verdade, a gente durante o mês junho vermelho, o Hemopa vem fazendo a sua campanha cujo tema é ‘Bate-bate coração pela minha doação’, levando essa mensagem para estimular e sensibilizar a população de maneira geral que a doação deve ser sempre contínua. Então, hoje felizmente nós estamos com o hemocentro repleto de doadores, mas nem todo dia assim, e todos os dias nós temos a responsabilidade de distribuir bolsas de sangue, plaquetas e plasma para toda a região de Baixo Amazonas”, destacou Rita.
Voluntários fazendo doação no Hemocentro de Santarém no Dia Mundial do Doador de Sangue
Sílvia Vieira / g1
Para essa semana, o Hemocentro estipulou a meta de 250 bolsas de sangue. E para bater a meta, o horário de funcionamento está sendo estendido até às 17h, inclusive no próximo sábado (17), para dar oportunidade às pessoas que durante a semana não têm tempo de ir fazer a sua doação.
Como parte da programação do Junho Vermelho, na sexta-feira (16), será realizada a caminhada, e a comunidade em geral é convidada a participar.
“Nós vamos ter Caminhada pela Vida. A concentração vai ocorrer a partir de 16h30 aqui mesmo no Hemopa. E nós vamos sair com trio elétrico, com animação, para estimular e mostrar à população a importância da doação de sangue. E aí nós vamos nos encontrar lá na Praça de Eventos, na avenida Anísio Chaves, onde faremos um ato reforçando a importância da doação. É um gesto simples, que ajuda a salvar muitas vidas”, destacou Rita Favacho.
Doadores voluntários recebem lanchinho reforçado do cardápio junino
Sílvia Vieira / g1
Quem pode doar
Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos, no mínimo, estar bem de saúde e apresentar documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.
Na faixa etária de 60 a 69 anos, as pessoas podem doar, desde que tenham feito alguma doação anterior. O doador deve estar bem alimentado, mas deve-se evitar comer alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.