• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Maranhense que descobriu novos asteroides e galáxias pede ajuda para ir a treinamento de astronauta nos Estados Unidos


Natural de Timon, Ivna Lohana, é apaixonada pela astronomia e já atua em programas da NASA. Agora ela busca apoio e criou uma vaquinha online para continuar sua capacitação. Ivna Lohana é maranhense e já descobriu galáxias e asteróides
Arquivo pessoal
Natural de Timon, no Maranhão, a estudante Ivna Lohana, já fez história ao descobrir novos asteroides nos últimos anos, mas ela busca ir além: quer participar de um treinamento de astronauta, nos Estados Unidos, e pede ajuda para conseguir realizar esse sonho.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Atualmente com 20 anos de idade, Ivna segue como estudante de Licenciatura em Biologia e, em paralelo, se capacita no estudo das áreas ligadas à Astronomia.
Além dos asteroides, ela já havia descoberto cinco galáxias, até então inexistentes, pelo programa “Galaxy Cruise”, desenvolvido pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão. O programa transmite imagens do céu profundo por uma câmera que fica no Observatório de Mauna Kea, no Havaí.
Ivna Lohana durante sua “caça” aos asteroides
Arquivo pessoal
O empenho na descoberta de corpos celestes rendeu uma premiação Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a aprovação no L’SPACE Academy, da NASA, e agora a oportunidade de realizar um treinamento como astronauta.
Segundo Ivna, esse treinamento proporciona o ensino de técnicas sobre hardware espacial, atividade aquática educacional e uma missão espacial. Tudo isso enquanto são apresentadas as oportunidades de carreira aeroespacial.
Nesse treinamento, também estão presentes profissionais do Space, que incluem astronautas, engenheiros, cientistas e tecnólogos da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço e da Agência Espacial Europeia.
Ivna está estudando e agora busca a oportunidade de realizar um treinamento de astronauta, nos EUA
Arquivo pessoal
No entanto, para conseguir ir ao treinamento, ela precisa de recursos para hospedagem, transporte, alimentação, dentre outras despesas. Ao todo, ela calcula que o custo será em torno de R$ 9 mil. Por isso, criou uma vaquinha online para arrecadar o valor, já que atualmente ela não possui renda.
“Criei essa vaquinha para conseguir ir ao Treinamento de Astronauta do Space Camp em colaboração com Rocket Center- Center da NASA, localizado em Huntsville-Alabama (Estados Unidos). Fui agraciada com uma bolsa de estudo espacial do programa, para a expedição de 2026″, explica a estudante.
Amor pela astronomia
A estudante ingressou no programa de monitoramento da NASA, conhecido como “Caça-Asteroides”.
Divulgação
Natural do município de Timon, a 427 km de São Luís, Ivna Lohana é apaixonada pela astronomia desde a infância. Motivada pelo desejo de explorar mais o espaço, a estudante ingressou no programa de monitoramento da NASA, conhecido como “Caça-Asteroides”.
Em 2022, Ivna e a equipe que ela lidera, chamada de Murphy – em homenagem à filha do personagem principal do filme “Interestelar” -, identificou diversos asteroides.
“O momento da descoberta foi algo excepcional para mim. Fiquei tão feliz e pude perceber que eu poderia fazer qualquer coisa que eu desejasse, entrar nessa campanha da Nasa foi uma das melhores coisas que aconteceu comigo”, contou Ivna, ao g1 Maranhão.
Asteroide ILN0017, identificado por Ivna Lohana
Arquivo pessoal
A jovem conta que pretende batizar a primeira descoberta de “Luma”, fazendo referência às iniciais dos nomes das falecidas avós.
“Ele [asteroide] está identificado como ILN0011, mas irei fazer a junção do nome de minha falecida avó Luiza Monteiro com o de minha avó Rosa Maria – Luma”, explicou.
A órbita dos asteroides são analisadas pelos especialistas de Harvard, sendo possível observá-los pelo telescópio de 1.8 metros pertencente à Universidade do Havaí, para confirmar se oferecem algum risco a longo prazo para a Terra.
Paixão pela ciência
A paixão de Ivna Lohana pelo universo vem desde a infância. Segundo ela, quando finalizar a graduação em Biologia, área que também admira, a ideia é se especializar em Astrobiologia (que mescla Biologia com Astronomia) e Genética para fazer novas descobertas em relação ao tratamento do câncer, doença que tirou a vida da sua avó paterna.
“Minha avó Luíza Monteiro faleceu de câncer no intestino, e prometi a mim mesma que estudaria genética para trazer ganhos para a ciência como forma de tratar de alguma forma o câncer. Ela foi uma pessoa ímpar na minha vida, que amei muito”, contou a jovem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.