• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dia do Doador de Sangue: herói em capa que ajuda a salvar vidas

Um ato de solidariedade que pode ajudar a salvar até quatro vidas. Quem doa merece reconhecimento. Na data de 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A 20ª Regional de Saúde conta com os trabalhos da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT – Banco de Sangue) e, com isso, ajuda a fazer a diferença na vida de quem precisa da doação.

“O objetivo dessa data é celebrar o altruísmo dos doadores e conscientizar a população sobre a importância dessa atitude, além disso, neste ano de 2023 o Banco de Sangue Toledo faz 25 anos de existência, um marco importante para a região tendo em vista que, anteriormente, os doadores precisam se deslocar a Cascavel, bem como, as bolsas para transfusão também eram retiradas em Cascavel. Com a abertura da Unidade em Toledo tanto a doação como a distribuição do sangue se tornaram mais acessíveis e em tempo oportuno para o atendimento dos pacientes”, destaca a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto.

O ato de doar sangue envolve solidariedade e empatia. Para Vania, a doação é um gesto de amor e altruísmo. “É dar um pouquinho de si para salvar até quatro pessoas, como diz a nossa campanha, pode não ser ninguém da sua família, mas, é da família de alguém e faz toda diferença para essa família. Por mais inovações que o mundo da ciência crie todos os dias, ainda não foi capaz de criar algo que substitua o sangue”.

BOLSAS COLETADAS – O trabalho do Banco de Sangue é contínuo. Existem períodos que faltam tipagens sanguíneas e isso exige mais esforço na busca por doadores. Em 2022 foram 5.109 bolsas coletadas. Neste ano, de janeiro a 30 de maio foram 2322 bolsas. Conforme Vania, existe a perspectiva positiva para o ano de 2023 com a abertura de coletas nas segundas e com melhor organização do trabalho.

HOMENAGEM AO DOADOR – “Acreditamos que a forma ideal de homenageá-los é mostrar que o ato de doação salva vidas de fato. Em média cada paciente utiliza até 8 bolsas, por esse motivo realizamos uma campanha com a FAG, com vídeos de relatos de pacientes e familiares que receberam transfusões de sangue e, hoje, estão vivos, devido, aos gestos de altruísmo e amor de desconhecidos, que com frequência vêm a nossa Unidade para doar seu sangue”, destaca.

Vania pontua que para marcar a data a Unidade preparou uma programação diferenciada. “Como um gesto de reconhecimento também receberemos os doadores com voz e violão – com o apoio dos nossos parceiros conseguiremos presentear com brindes a todos que vieram nesta semana, além de iniciarmos a disponibilidade de acesso à rede de wi-fi para os doadores a partir da data do Dia Mundial do Doador de Sangue, neste dia 14 de junho”.

HERÓI SEM CAPA – A médica veterinária, Gabriela Beredusco Martins, deseja ser uma ‘doadora de carteirinha’. “É a segunda vez que dou sangue. A primeira vez ocorreu faz três anos. Depois disso, não pude doar devido alguns procedimentos de saúde. Contudo, agora quero voltar. Vim doar devido uma campanha interna da empresa que incentivou e saio do Banco do Sangue com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que, daqui quatro meses, eu estarei de volta”.

A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto, reforça a importância do ato e destaca que a doação é algo simples. “Sensibilizar a sociedade no sentido de que esse gesto salva vidas e que você pode ser o herói pra alguém é nossa meta. Os heróis da vida real, não usam capa vermelha, eles doam seu sangue”, conclui Vania.

SER DOADOR

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano. Para doar basta acessar o endereço eletrônico www.saude.pr.gov.br/doacao e agendar um horário. Mais informações pelo contato telefônico (45) 3379-1993.

UNIDADE DE TOLEDO

A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo entrou em funcionamento na data de 5 de outubro de 1997. Porém, iniciou as coletas de sangue somente no mês de janeiro do ano seguinte. Na época, o Banco de Sangue era administrado pela Prefeitura em parceira com a Secretaria estadual da Saúde (Sesa). A partir de agosto de 2005, a Unidade passou a ser gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) em parceria com a Sesa. O Banco de Sangue de Toledo, além das doações, também realiza o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. As bolsas são distribuídas nos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde, entre as unidades de saúde conveniadas (hospitais e clínicas).

Da Redação

TOLEDO

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1