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Piracicaba sanciona lei que cria Plano de Educação Sustentável nas escolas da rede municipal


Medida foi publicada no diário oficial desta quarta-feira (14); metas são baseadas em Agenda da ONU e deverão ser cumpridas até 2030. Centro Cívico, sede da Prefeitura de Piracicaba
Luiz Felipe Leite/G1
A Prefeitura de Piracicaba (SP) sancionou a lei que cria o Plano de Educação Sustentável para as escolas municipais da cidade. A iniciativa, segundo texto da lei, pretende garantir a todos os alunos alunos da rede, até 2030, conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, bem como qualidade de vida para a geração presente sem comprometer as necessidades das futuras.
A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14) e, segundo o documento, a medida integra as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS4) da Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo do Plano, de acordo com documento assinado pelo Executivo no último dia 29 de maio, é orientar políticas públicas para segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades e erradicação da pobreza, energia, água e saneamento, padrões e uso sustentável dos ecossistemas, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança e meios de implementação.
Na Agenda 2030 da ONU, estão previstas ainda garantia de que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessária, por meio da educação, para atingir estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Veja os objetivos do Plano de Educação Sustentável:
a reorientação do ensino no sentido do desenvolvimento sustentável;
estimular a redução do consumo de água, energia e de outros recursos naturais, renováveis e não renováveis, no âmbito escolar;
promover a redução do acúmulo de resíduos sólidos, pelo retorno pós-consumo de embalagens, pilhas, baterias, plásticos e produtos considerados de difícil decomposição;
estimular a reutilização e reciclagem de produtos e embalagens, como forma de aprendizado
estimular os alunos para o desenvolvimento de hortas orgânicas nas escolas;
projeção, para os alunos, de filmes e documentários que mostrem os impactos provocados por ação humana e conscientizar desde a primeira infância a necessidade de proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável;
reparar estratégias destinadas a integrar a sustentabilidade como tema interdisciplinar nas escolas;
estimular a participação dos alunos nos estudos locais e regionais sobre sustentabilidade, inclusive, água potável, saneamento, alimentação e os ecossistemas, podendo ser vinculado com pesquisas realizadas em parques nacionais, reservas de fauna e flora e locais de herança ecológica;
promover parcerias entre a escola e a comunidade local, a fim de ofertar maior qualidade de vida e também igualdade a população, beneficiando o desenvolvimento individual e coletivo
promover a participação dos alunos em competições e gincanas de aprendizado para desenvolvimento sustentável.
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