• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Projeto de extensão da UFSC exibe filme ‘Close’ no Museu Victor Meirelles nesta sexta-feira, 16

O projeto de extensão ATA-ME – CINENUVIC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibirá, mensalmente, filmes longa-metragem com o objetivo de fomentar discussões sobre temas cotidianos como feminismo, sexualidade e relações de gênero e étnico-raciais. As exibições ocorrem no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), e inclui a participação de debatedores convidados para problematizar questões suscitadas pelos filmes abordados. Serão ao todo sete encontros, e o primeiro deles ocorre nesta sexta-feira, 16 de junho, às 19h, com o filme “Close” (2022), dirigido por Lukas Dhont. Conduzem a conversa posterior ao filme o professor Alexandre Bello e a professora Carolina Votto, ambos do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC.

A entrada é gratuita. A programação completa está disponível no site museuvictormeirelles.museus.gov.br. O museu é localizado à Rua Victor Meirelles, número 59, no Centro de Florianópolis. Não é preciso fazer inscrição prévia, e a participação integral no projeto dá direito a certificado de 25 horas.

Sobre o Projeto

O projeto é articulado entre dois Núcleos de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC: o Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS). O NUVIC é um espaço interinstitucional que se organiza interdisciplinarmente, compreendendo as violências como fenômenos complexos, multifacetados e situados em termos geopolíticos, culturais e institucionais. Já o NÓS é um grupo de estudos e pesquisas de caráter multi/interdisciplinar, interinstitucional e acadêmico, composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento com interesse em gênero e sexualidade no campo da Educação.

Segundo os organizadores, o Ciclo tem como objetivo agenciar as diferentes possibilidades estéticas e imagéticas propiciadas pelo cinema a partir de desdobramentos pedagógicos acessíveis ao público interno e externo à UFSC; dar a oportunidade de se refletir sobre feminismo, sexualidade e relações de gênero, e, também, sobre a importância do respeito e do reconhecimento das diferenças expressas em realidades que desconhecemos.

 

Mais informações no site do Museu 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1