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Compras juninas: fique atento às dicas do Procon Aracaju


De acordo com o Procon, ao comprar comidas típicas e bebidas alcoólicas é preciso estar atento à data de validade e ao tipo de armazenamento desses produtos. Comidas típicas juninas
HULW-UFPB/Divulgação/arquivo
O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) divulgou orientações sobre os segmentos mais procurados durante as festividades juninas na capital. O objetivo é que os consumidores possam aproveitar as compras com segurança.
De acordo com o Procon, ao comprar produtos perecíveis como comidas típicas e bebidas alcoólicas é preciso estar atento à data de validade e ao tipo de armazenamento desses produtos no estabelecimento, para assegurar que estão em bom estado para consumo.
Ainda segundo o Procon, os produtos que são pré-embalados ou industrializados devem conter a identificação do fabricante, prazo de validade, ingredientes, peso e origem. Já no caso dos produtos in natura ou a granel o consumidor deve verificar o peso e aparência dos mesmos.
“Quando expostos, esses produtos devem estar protegidos de poeira e insetos. Os estabelecimentos devem apresentar informações por meio de cartazes ou plaquetas sobre os prazos de validade e procedência dos produtos”, disse a coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani.
No caso de produtos típicos perecíveis verificados sem condição para consumo, é possível realizar a troca. “Como se trata de um vício muitas vezes oculto, que o consumidor só consegue constatar quando abre ou até mesmo quando experimenta o produto. Assim que verificada a situação, o consumidor deve procurar o estabelecimento para realizar a troca”, disse
Já com relação a compra de ingressos ou mesas para os eventos juninos, os consumidores devem, de forma preventiva, guardar registros de material publicitário como anúncios, propagandas, panfletos, cards de redes sociais e outros, para comprovar uma eventual propaganda enganosa e até mesmo cobrar o cumprimento de uma oferta que tenha sido anunciada, além de sempre exigir a nota fiscal de compra.
Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, o consumidor pode entrar em contato através do SAC 151 ou do número telefônico 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Também é possível encaminhar a solicitação através do e-mail.
Para registrar reclamações, de forma presencial, na sede do órgão, é necessário agendar o atendimento através do site. A sede do órgão está localizada na Avenida Barão de Maruim, 867, Bairro São José.

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