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Turismo gera mais de 18 mil empregos em Natal, aponta mapeamento


Capital potiguar conta com mais de 19 mil leitos de hospedagem e mais de 2 mil empreendimentos ligados ao setor, segundo o Sebrae. Forte dos Reis Magos, em Natal (Arquivo)
Canindé Soares
O setor de turismo gera mais de 18,2 mil empregos formais em Natal. Isso é o que aponta um mapeamento inédito realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a prefeitura da capital potiguar.
Os principais dados do trabalho foram apresentados a empresários e representantes de entidades do setor turístico do estado nesta quarta-feira (14).
Segundo o Sebrae, foram mapeados seis segmentos prioritários: meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de turismo, lojas de artesanato, equipamentos de entretenimento e lazer e bugueiros.
Juntos, esses segmentos somam 18.242 empregos formais. O setor de alimentação fora do lar (bares e restaurantes) é o que mais emprega – são mais de 10,5 mil empregos formais. Em seguida, vêm os meios de hospedagem (hotéis e pousadas) com quase 4,5 mil empregados.
“A gente considera que esses seis segmentos são a linha de frente de turismo, mas a gente sabe que o turismo tem uma cadeia bastante extensa. São mais de 50 atividades relacionadas ao setor. Se a gente fosse considerar outras atividades, como guias, motoristas por aplicativos, esse número aumentaria exponencialmente”, considerou Yves Guerra, gestor de turismo do Sebrae.
Realizado no período de agosto a novembro de 2022, o levantamento conseguiu mapear 2.184 empreendimentos ligados ao setor em Natal:
37 agência de turismo
287 lojas de artesanato
181 bugueiros
1.362 equipamentos de gastronomia (bares e restaurantes)
229 equipamentos de hospedagem (hotéis e pousadas)
88 equipamentos de lazer e entretenimento (cinema, teatro, entre outros)
O mapeamento ainda contabilizou 19.262 leitos de hospedagem na capital potiguar.
Yves Guerra ressaltou que o levantamento não abrange toda a cidade, mas bairros turísticos e com potencial turístico, a fim de auxiliar o planejamento de estratégias e políticas públicas para o setor.
O mapeamento também aponta fatores que afetam o desempenho das empresas, como por exemplo estrutura da orla, limpeza urbana, policiamento, iluminação pública e saneamento.
“O estudo levantou também alguns fatores que interferem na atividade do turismo. E a infraestrutura, a limpeza urbana, foi bastante citada entre os pesquisados. É algo que a gente precisa cuidar melhor, afinal, o turismo nossa galinha de ovos de ouro”, considerou.
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