• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Polícia Federal deflagra Operação Campinas Connection para desarticular associação criminosa voltada ao tráfico de drogas por Viracopos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), a Operação Campinas Connection objetivando a desarticulação de uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas interestadual utilizando voos com conexão no Aeroporto Internacional de Viracopos em sua rota de entrega do Norte para o Sul do país.
Nessa data estão sendo cumpridos 6 (seis) mandados de prisão temporária (por 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias) e 9 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Quarta Vara Criminal da Comarca de Campinas, SP, em cidades dos estados de AM, SC, SP e RS.
A investigação iniciou-se a partir da prisão em flagrante de um passageiro no dia 24.3.2023, em voo de Manaus para Campinas, com 10,7 kg de skunk (maconha) em suas bagagens, durante fiscalização conjunta da Polícia Federal e Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos.
A análise de dados da ocorrência revelou uma consistente rota de drogas (skunk) do Norte para o Sul do país, utilizando voos oriundos de Manaus, com conexão em Viracopos e destino final em Joinville, no estado de Santa Catarina, e o mapeamento de uma associação criminosa altamente estruturada.
Somente um dos investigados movimentou quase um milhão de reais em apenas quatro meses, não havendo atividade registrada que dê sustentação às operações de crédito e débito em suas contas bancárias.

O objetivo das buscas e prisões de hoje é colher provas contra todos os investigados que, de alguma forma, relacionaram-se com as atividades ilícitas do grupo, seja no apoio logístico, financeiro ou operacional, atingindo o cerne da associação e viabilizando a responsabilização tanto daqueles que efetivamente comandam o esquema criminoso, como dos que dão todo o suporte logístico e financeiro para execução da atividade fim.
Os investigados, até este momento da investigação, responderão pelos crimes de tráfico de drogas interestadual e associação para o tráfico, cuja soma das penas podem chegar a 35 (trinta e cinco) anos de prisão.
O nome da operação é uma referência, em inglês, à rota criada pela associação criminosa para escoar a droga do Norte para o Sul do país passando pela cidade de Campinas.
Da fiscalização em Viracopos
Desde o início da intensificação da fiscalização no terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, pela Polícia Federal e Receita Federal, em 5.3.2023, até a presente data, 20 (vinte) passageiros – 13 mulheres e 7 homens – foram presos embarcando ou desembarcando em Viracopos, resultando na apreensão de mais de 143kg de drogas (sendo 36kg de cocaína e 107kg de maconha).
A operação Campinas Connection é resultado desse trabalho.
Atendimento à imprensa
Entrevista aos órgãos de imprensa interessados está agendada para as 10h15, na sede da Delegacia de Polícia Federal em Campinas (Rua Antonio Alvares Lobo, 620, Bairro Botafogo, Campinas, SP).

Anexo I Locais de busca (9 mandados)
Quantidade
Cidade
3
Manaus, AM
2
Joinville, SC
1
Osasco, SP
3
São Paulo, SP
Locais com mandado de prisão temporária (6 mandados)
Quantidade
Cidade
2
Manaus, AM
1
Joinville, SC
1
Campinas, SP
1
São Paulo, SP
1
Tramandaí, RS

The post Polícia Federal deflagra Operação Campinas Connection para desarticular associação criminosa voltada ao tráfico de drogas por Viracopos first appeared on No Ponto SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1