• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Entenda o que é a inovação aberta e como aplicá-la na sua empresa


Conheça melhor essa metodologia colaborativa que está em alta no ecossistema de inovação Entenda o que é a inovação aberta e como aplicá-la na sua empresa
Reprodução/Envato
Inovação aberta é uma das novas tendências do mercado de inovação. Mas você sabe o que isso significa e como ela pode beneficiar a sua empresa?
O VP de Inovação da Viasoft, Roberto Elias, explica o conceito e deixa alguns passos para você conseguir implementar esse modelo no seu negócio. Confira:
O que é a inovação aberta e por que as empresas recorrem a ela?
A inovação aberta é o movimento de buscar contribuições externas ao negócio para resolver dores, vencer desafios e encontrar soluções inovadoras. É contar com outros empresários, empresas, profissionais e até estudantes da área para um grande brainstorm que vai acelerar a inovação.
Ela ocorre a partir do momento em que o líder da empresa se conscientiza de que não é possível resolver sozinho todos os desafios que seu negócio enfrenta.
Os benefícios desse método são diversos, desde que bem orquestrado. As soluções obtidas podem acelerar muito o ritmo de crescimento, otimização de processos e a empresa também passa a se tornar mais ativa no ecossistema. E esse, para Roberto, é um dos grandes pontos da inovação aberta, já que fortalece o mercado como um todo.
Como implementar a inovação aberta ao meu negócio?
O primeiro passo é entender que a metodologia de inovação aberta, nada mais é que um diálogo. Ou seja, a sua empresa também precisa estar disposta a colaborar com outros negócios. Muitas das oportunidades que você vai receber serão fruto da sua contribuição para com os outros.
Dito isso, o VP de inovação ainda aponta três passos importantes para utilizar a inovação aberta ao seu favor:
Trabalhar a liderança. O especialista deixa claro que o passo mais importante é ter um líder capaz de trabalhar em equipe e de receber contribuições externas.
Começar com quem está perto. Os primeiros passos podem ser dados ao buscar e ouvir clientes e parceiros, fontes que, por mais que externas, têm certa proximidade com o negócio.
Explorar o ecossistema. Quando sentir confiança e já estiver pronto para ir além, a empresa pode dar passos mais ousados, como promover um hackathon ou dialogando diretamente com outras startups.
Ainda, Roberto explica que posicionar-se como uma empresa aberta e disponibilizar mecanismo de diálogo também é fundamental. Pois assim, novas sugestões e oportunidades podem chegar sem mesmo ter uma demanda detectada internamente.
🏆 Acompanhe o Prêmio Empresa Inovadora e fique por dentro do ecossistema de inovação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.