• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Sons da Terra: maxalalagá chama atenção pelo nome, aparência, vocalização e mistérios


Podcast do Terra da Gente tem como tema uma espécie que é considerada uma “ave fantasma”. Maxalalagá: a ave fantasma que virou xodó
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Quem é observador de aves sabe que é muito mais fácil ouvir o canto do passaredo do que propriamente avistá-los na natureza. Mas, entre tanta diversidade, existem algumas espécies que são consideradas enigmáticas por essa questão, e não à toa são chamadas pelo público passarinheiro de “ave fantasma”. É o caso da maxalalagá (Micropygia schomburgkii).
A espécie chama atenção pelo nome. É uma representante da família Rallidae, a mesma das sanãs, saracuras e carquejas. E, assim como a maioria dos parentes, é arisca e difícil de ser observada no ambiente natural. Isso porque é uma ave de chão e fica embrenhada em meio à vegetação. Além dessa questão, um fator que não facilita a observação é que a maxalalagá é uma ave diminuta, sendo considerada do mesmo tamanho de um pardal.
No Brasil existem registros fotográficos e sonoros da ocorrência da ave em diferentes regiões do país. Porém, o estado com maior índice de cliques e encontros com esse bicho é Minas Gerais. E entre as cidades em que foram observados indivíduos dessa espécie, uma em especial se destaca: Pompéu (MG).
Cidade mineira vira ponto de observação de aves graças ao trabalho de irmãos
Jaritataca é registrada por biólogo durante passarinhada em Pompéu (MG)
Gêmeos fazem registro inédito de uma das aves menos conhecidas do Cerrado
Casal é maxalalagás é registrado com os filhotes
Irmãos Pompéu
O município que fica a 170 km de Belo Horizonte e é considerada há alguns anos a “terra das maxalalagás”, graças à dedicação de dois jovens irmãos observadores: Afonso Carlos e Luiz Alberto. Os gêmeos conhecidos como “Irmãos Pompéu” ouviram e gravaram o som da espécie na cidade em 2017, e de lá para cá a relação deles com essa ave só aumentou. Por conta desse e outros achados a dupla se tornou referência e passou a guiar observadores do Brasil e do mundo em passarinhadas locais.
Nesse episódio do “Sons da Terra”, os repórteres do programa e o biólogo Luciano Lima trazem curiosidades e informações sobre essa ave misteriosa, que cada vez mais vem deixando de ser uma espécie “fantasma”.
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri, Ananda Porto e Paulo Augusto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias e Alexandre Campos.
Conheça o podcast ‘Sons da Terra’ do Terra da Gente
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1