Você fuma cigarro? Seguindo as estatísticas, algo em torno de 1 em cada 10 mulheres e 1 em cada 5 homensbrasileiros responderam “sim” para essa pergunta.
- Da nossa população, quase 10% dos adultos são fumantes — abaixo dos 22% da média global. No mundo todo, mais de 35% dos homens fumam, enquanto menos de 10% das mulheres têm esse hábito.
Embora o Brasil não esteja entre os maiores fumantes — muito por conta dos esforços governamentais para combater o tabagismo —, somos o 3° país que mais produz tabaco, atrás apenas da Índia e da China, que lidera com folga.
Além de ser o maior produtor, a China também é o país com mais fumantes. Os chineses consomem mais que o dobro da Europa inteira — que é o segundo lugar onde mais fumam.
- Considerando que a população do país asiático é o dobro da do velho continente, a proporção de fumantes é praticamente a mesma.
O que explica o top-3 do ranking de produção de tabaco é o fato de que ela se concentra principalmente em regiões de clima ameno e ensolarado — característica encontrada na China, Índia e Brasil.
Falando nisso…
Cadeia de valor do tabaco. Basicamente, são todas as atividades envolvidas na produção, processamento, distribuição e comercialização de produtos de tabaco.
Após o tabaco ser colhido, para ficar pronto para o uso, suas folhas precisam ser secas, curadas e separadas dos caules,para, então, serem processadas e usadas na fabricação de cigarros, charutos e outras formas de consumo.
- Os produtos finalizados são embalados e distribuídos para revendedores, até serem comprados e virarem fumaça.
Além disso, a cadeia de valor engloba outras atividades relacionadas, como logística de transporte, controle de qualidade, publicidade e marketing e por aí vai.
Verticalização
(Imagem: Shutterstock | Reprodução)
É bem comum que as gigantes tabagistas sejam integradas verticalmente.
Isso significa que estão envolvidas em diversas fases da cadeia de valor, desde o cultivo do tabaco até a fabricação e distribuição dos produtos finais. Duas delas são:
- British American Tobacco, dona da Lucky Strike, Dunhill e Camel; e
- Altria Group, que conta com Marlboro, Black & Mild e a Juul, dos vapes, em seu portfólio.
Essas companhias tiveram uma receita de US$ 34 bi e US$ 25 bi, respectivamente, no ano passado. Para efeito de comparação, a AB InBev faturou cerca de US$ 58 bi no período.
Futuro do mercado
No mundo todo, são mais de 5 trilhões de cigarros fumados por ano. Embora o número possa impressionar, a tendência é de queda. Do ano 2000 pra cá, a quantidade de fumantes caiu quase 40%.
Com mais consciência sobre os malefícios causados pelo cigarro, juntamente a impostos mais altos, restrições de consumo e outras medidas públicas contra o tabagismo, o consumo de cigarros cai a cada ano.
Se, por um lado, menos pessoas estão fumando cigarro, por outro, o consumo de cigarros eletrônicos só cresce. Alguns países adotaram medidas para combater esse avanço, mas parece que não vai ser fácil…
As marcas de tabaco mais valiosas do mundo
CURIOSIDADE
Dessas marcas, sete pertencem ao Altria Group e duas ao British American Tobacco. As duas fazem a festa — e a fumaça — no setor.