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Túnel submerso entre Santos e Guarujá terá pedágio com tarifa social semelhante à da balsa

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Diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, apresentou o novo projeto da ligação seca entre as cidades à Câmara dos Deputados. Anderson Pomini apresentou o novo projeto da ligação seca entre as cidades à Comissão de Viação e Transportes
Divulgação
O túnel submerso que ligará Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, terá um pedágio com cobrança nos moldes de tarifa social, segundo o novo projeto apresentado pelo diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. Ele explicou detalhes à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
O diretor-presidente da APS representou o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), na audiência pública sobre o tema nesta terça-feira (13).
Com prazo de entrega em quatro anos, a obra tem orçamento estimado em R$ 5,850 bilhões. No entanto, segundo o diretor-presidente da APS, o valor é passível de redução por conta da concorrência internacional. Os recursos utilizados serão da própria APS e Banco BRICS.
“Tendo em vista a questão ambiental, o banco se interessou em financiar parte desta importante obra e a possibilidade de concessão da obra após o seu início, levando em consideração que nosso objetivo principal, de organizarmos uma licitação internacional com recursos próprios, é assegurarmos a chamada tarifa social, com [aproximadamente] o mesmo preço da balsa”, explicou Pomini.
O cronograma apresentado pelo diretor-presidente da APS prevê orçamento de R$ 50 milhões ainda neste ano, com estudos e atualizações no projeto, sendo R$ 1 bilhão em 2024, R$ 2,5 bilhões em 2025, R$ 1,3 bilhões em 2026 e R$ 1 bilhão entre 2027 e 2028.
Ainda segundo Pomini, o investimento no túnel não irá interferir nas melhorias de infraestrutura portuária em Santos. “Nós temos caixa para início da obra e a utilização deste recurso não prejudica nossas obras de investimento para as operações portuárias, que são vitais para o funcionamento do Porto”, garantiu.
De acordo com ele, as estimativas iniciais da APS indicam que os benefícios diretos associados ao túnel, como redução do tempo de viagem, retorno com tarifa dos pedágios, entre outros aspectos, superam R$ 1, 12 bilhão ao ano.
Projeto do Túnel
Com extensão de 860 metros, o túnel submerso foi tema de uma comissão técnica. O grupo realizou sete encontros para debater e aprimorar o projeto apresentado na audiência. “Iniciamos esse trabalho em abril e, pelo nosso cronograma, em abril de 2024 teremos o contrato assinado para início da obra”, enfatizou Pomini.
De acordo com o novo projeto, o tempo de travessia pelo túnel durará pouco mais de um minuto e meio e cerca de 150 mil pessoas deverão passar pelo local diariamente. Atualmente, aproximadamente 78 mil pessoas transitam entre Santos e Guarujá por diversos modais todos os dias. O trajeto pode chegar a levar uma hora.
O túnel também contará com área para circulação gratuita de pedestres e ciclistas e três pistas em direção às duas cidades. O projeto segue moldes para que possa abrigar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) futuramente.
Projeto de túnel que ligará Santos a Guarujá está pronto
Reprodução / TV Globo
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

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