IBGE: vendas do comércio varejista sobem 0,1% em abril

As vendas do comércio varejista no país mantiveram, em abril, a trajetória de alta pelo quarto mês seguido. A variação ficou em 0,1%, ante março e, com o resultado, o setor acumula no ano alta de 1,9% e de 0,9% em 12 meses.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE. 

Das oito atividades analisadas, apenas três tiveram resultados positivos em abril e o melhor desempenho ficou com Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com taxa de 3,2%. Foi o maior crescimento da atividade desde março de 2020, quando a taxa ficou em 10,5%.

De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado dessa atividade está ligado principalmente às vendas da Páscoa.

As outras atividades com desempenho positivo em abril foram Livros, jornais, revistas e papelaria, com 1,0%; e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com 0,3%.

Entre as cinco atividades que ficaram no campo negativo em abril, destacaram-se os setores de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com -7,2% e Tecidos, vestuário e calçados, com -3,7%.

Na comparação com abril do ano passado, o volume de vendas do varejo variou 0,5%, a nona taxa positiva seguida. Houve queda em cinco das oito atividades pesquisadas.

Economia Rio de Janeiro 14/06/2023 – 11:50 Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional comércio varejista IBGE quarta-feira, 14 Junho, 2023 – 11:50 154:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.