• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Alckmin vai a encontro de Instituições de Ensino Superior em SP

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB),  participou, nesta 6ª feira (16.jun.2023) do 14º Encontro Educacional da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo. O evento foi realizado na Unitau (Universidade de Taubaté), na cidade homônima.

O encontro discutiu o ensino superior no Brasil e a agenda deste setor para o futuro. Como palestrante, Alckmin falou sobre a importância do ensino no desenvolvimento econômico do Brasil. Segundo ele, para o país “voltar a crescer” é necessário haver uma “agenda de competitividade”, cujo primeiro item é a educação.

O vice-presidente também falou sobre programas da União para promover o acesso ao ensino, como a correção de bolsas de pós-graduação e da alimentação escolar, e sobre a taxa de juros bancada pelo governo, que, segundo ele, será de 1,9% ao ano para “pesquisa, inovação e digitalização”

Nara Fortes, Reitora da Universidade, aproveitou a ocasião e pediu a Alckmin para que a Unitau participe de programas do governo federal e receba mais fomento para pesquisa.

“Nós gostaríamos de estar nos grupos de discussão, na formação de professores, trabalhar a permanência do aluno na instituição […] Gostaríamos de ser reconhecidos, porque sempre se fala em Universidades Estaduais, Federais e privadas. E as municipais?”, questionou. 

Para Alckmin, as universidades municipais são importantes para apoiar a União ampliar o acesso da população às instituições universitárias. “O governo [federal] não tem condição de fazer tudo. E quanto mais a gente tiver municípios que possam expandir o ensino universitário, melhor”

Alckmin é egresso da Unitau, onde se graduou em medicina em 1977. No evento desta 6ª (16.jun), ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade, honraria concedida por instituições de ensino a personalidades de destaque.

Depois do evento em Taubaté, Alckmin cumpre agenda em Pindamonhangaba (SP) – cidade natal do vice-presidente e da qual foi prefeito e vereador –e onde participa, às 11h30, de uma visita à Etec (Escola Técnica Estadual) João Gomes de Araújo.

O vice-presidente defende a ideia de fazer o ensino médio e o técnico junto, facilitando depois a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Em entrevista a jornalistas depois da palestra, ele afirma que o “ideal é você fazer o [ensino] médio e o técnico juntos. Você já sai com o diploma do ensino médio, quem quiser vai para a universidade, e já sai com o técnico, e quem quiser também fica mais fácil de conseguir emprego”.

À tarde, ainda na cidade paulista, Alckmin tem agendadas visita ao Terminal Intermodal de Cargas Coruputuba, participação na cerimônia pelo Dia da Educação Roberto Rocca e da inauguração do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) da cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.