• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Dentaduras podem ser um terreno fértil para germes que causam pneumonia

Dentaduras podem ser um local de proliferação de bactérias – foto Freepik

 

Dentaduras podem ser um local de proliferação de bactérias, o que pode aumentar o risco de pneumonia em idosos. É o que sugere um estudo publicado na última quarta-feira (21) no periódico Journal Of Medical Microbiology.

Uma equipe liderada por especialistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, coletou amostras de boca, língua e das dentaduras de 26 idosos hospitalizados com pneumonia.

Em seguida, os pesquisadores compararam os resultados com os de amostras de 35 indivíduos da terceira idade sem infecção respiratória e que também usavam dentaduras, mas que viviam em lares de idosos.

Os cientistas procuraram identificar a abundância e os tipos de microrganismos nas coletas. Eles concluíram que havia maior quantidade de patógenos respiratórios, como a bactéria Streptococcus pneumoniae, nas dentaduras dos pacientes com pneumonia.

“Esperávamos ver uma diferença, mas ficamos surpresos ao ver 20 vezes o número de bactérias potencialmente causadoras de pneumonia em dentaduras em pessoas com pneumonia, em comparação com pessoas sem”, conta Josh Twigg, principal autor do estudo, em comunicado.

Segundo os pesquisadores, os achados “corroboram estudos observacionais anteriores que descobriram que usuários de dentaduras correm maior risco de infecção respiratória”.

Twigg e sua equipe especulam que os biomateriais acrílicos para próteses dentárias, se não limpos corretamente, podem ser terreno fértil para microrganismos causadores de doenças.

Isso significa que pessoas que usam dentaduras podem estar aspirando saliva contendo micróbios nocivos para os pulmões, onde uma infecção pode se instalar.

No entanto, Twigg faz uma ressalva. “Você certamente não poderia dizer que as pessoas contraíram pneumonia porque usavam dentaduras”, diz ele. “O estudo está apenas mostrando que existe uma associação ali.”

Para os autores da pesquisa, mais análises são necessárias. Contudo, Twigg já considera que o público pode aprender com os resultados do trabalho dele e de sua equipe.

“Nossa pesquisa mostrou que existem comunidades microbianas potencialmente prejudiciais nas dentaduras. É importante limpar bem as dentaduras”, ele recomenda.

*Informações Revista Galileu

 

O post Dentaduras podem ser um terreno fértil para germes que causam pneumonia apareceu primeiro em Jornal da Franca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.