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Linha 15 de monotrilho não funciona neste sábado (24) e no domingo (25) até 18h em trecho, com ônibus do PAESE atendendo

Trens leves não circulam entre estações Vila União e Vila Prudente, com acesso à Linha 2-Verde

ADAMO BAZANI

A linha 15-Prata de monotrilho não funciona neste sábado, 24 de junho de 2023, durante todo o dia e neste domingo (25) até 18h, entre as estações Vila União e Vila Prudente, com acesso à Linha 2-Verde. Esse será o primeiro de outros cinco finais de semana previstos.

Neste trecho, o serviço é feito por ônibus do sistema PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência).

O passageiro deve retirar uma senha na estação Vila União para prosseguir pelo PAESE e ter acesso à Linha 2-Verde sem pagar novamente. Já quem está na Vila prudente da Linha 2, deverá retirar a senha, acessar os ônibus, prosseguindo pela Linha 15 a partir de Vila União.

Em nota, a Companhia do Metropolitano diz que a interrupção é necessária para “intervenções” em aparelhos que fazem os trens mudarem de via e que as próximas interdições dependem das condições climáticas.

São “realizadas intervenções preventivas nos track-switches, que são os equipamentos eletromecânicos que fazem os trens mudarem de via, com a movimentação das vigas por onde as composições circulam. As atividades vão ser feitas junto a empresa Alstom (que compõe o Consórcio construtor do sistema monotrilho) que divide as tarefas de manutenção da via com o Metrô. Também serão implantadas melhorias nestes equipamentos para reduzir a necessidade de intervenções em manutenções futuras. Esses trabalhos também serão feitos em outros fins de semana,  estando condicionada às condições climáticas, podendo exigir outras intervenções, além das já programada. Como é necessário o bloqueio da via e a retirada da energia que alimentam os trens para a segurança dos funcionários envolvidos, o Metrô vai priorizar a realização dessas manutenções entre o fim de junho e mês de julho, sempre nos finais de semana, que é o período de redução da demanda.

Track Switch

 É o aparelho de mudança de via do monotrilho. Funciona por meio de um conjunto eletromecânico que movimenta as vigas, permitindo que o trem mude de via. Ao longo de toda a Linha 15-Prata, são nove desses conjuntos, que fazem o trem manobrar para poder seguir no sentido oposto.

No trecho do track switch, a viga é constituída de chapas de aço estruturadas, em formato parecido com as demais vigas que são de concreto. Esse material é usado para deixá-la menos pesada e permitir sua movimentação rápida. O conjunto também conta com uma extremidade livre fixa, que é uma espécie de chapa de aço que se conecta à viga fixa, para que não haja um vão entre elas. O funcionamento de todo esse conjunto deve ser preciso, demandando manutenções programadas para garantir a boa circulação dos trens.

Nas linhas de metrô tradicional, esse aparelho também é utilizado, porém para a movimentação de trilhos de ferro que são mais leves em comparação às vigas do monotrilho. Essa característica também torna o processo de manutenção menos complexo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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